A secretária de Estado da Proteção Civil sublinha que nos incêndios de Leiria, o que se verificou "foram problemas de operação e não problemas da redes".
"Foram deficientes utilizações dos equipamentos de rádio, em determinado momentos. Essas deficiências foram identificadas, comunicadas e corrigidas", indica Patrícia Gaspar.
A secretária de Estado alerta que não se deve confiar "tática" com a própria rede SIRESP, sublinhando inclusive que o sistema é de "confiança".
As falhas apontadas por vários operacionais, de acordo com a notícia divulgada pela Rádio Renascença, focam-se sobretudo nas comunicações durante os incêndios. O comandante Mário Bruno critica a posição da secretária de Estado e relembra que "quem lá esteve eramos nós" e sublinha que essas falhas foram reportadas.
O autarca Gonçalo Lopes indica que durante o combate aos incêndios, os elevados números de meios utilizados no teatro de operações estavam "em carga e em comunicação extrema nesses momentos".