Incêndios em Portugal

Verba destinada a apoiar agricultores afetados pelos fogos pode ser reforçada

Verba destinada a apoiar agricultores afetados pelos fogos pode ser reforçada
Anadolu Agency/Getty Imagens
A verba de 500 mil euros anunciada pela ministra da tutela pode aumentar.

O Ministério da Agricultura e Alimentação anunciou, esta terça-feira, que os produtores pecuários, cujas explorações estejam nos territórios afetados pelos fogos rurais, "vão receber 500 mil euros para apoiar na aquisição de alimentação animal".

"Esta é uma prioridade do Ministério (...) de modo a ajudar os agricultores a fazer face aos efeitos dos incêndios que provocaram a destruição de muitos dos pastos usados na alimentação dos animais das espécies bovina, ovina, caprina e equídeos."

A candidatura a este apoio extraordinário pode ser apresentada a partir desta quarta-feira, 17 de agosto, no Portal do IFAP.

O Ministério tutelado por Maria do Céu Antunes admite, porém, que "este apoio, com uma dotação inicial de 500 mil euros, poderá sofrer um reforço caso seja necessário".

"A presente ajuda vai permitir aos agricultores fazer face ao inesperado e significativo aumento dos custos de produção, já que a supressão das pastagens requer que a alimentação dos animais seja agora assegurada pela aquisição de alimentos no mercado"

Recorde-se que há uma semana, a ministra e a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) trocaram acusações. A CAP criticou a falta de apoio e a ministra acusou a confederação de não apoiar o partido socialista nas últimas eleições.

Últimas Notícias
Mais Vistos