Incêndios em Portugal

Incêndio em Vila Real em fase de resolução

Incêndio em Vila Real em fase de resolução
PEDRO SARMENTO COSTA
Os meios vão permanecer no terreno em operações de consolidação, rescaldo e vigilância.

O incêndio que deflagrou no domingo na Samardã, na serra do Alvão, em Vila Real, entrou em fase de resolução às 11:26 de hoje, segundo a Proteção Civil.

Segundo o site da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), para este incêndio estavam mobilizados, pelas 11:30, 337 operacionais, 96 viaturas e um meio aéreo.

O presidente da Câmara de Vila Real contabilizou esta quarta-feira uma área ardida de cerca de 6.000 hectares de mato e pinhal no incêndio que deflagrou no domingo na Samardã, na serra do Alvão, e provocou prejuízos "consideráveis".

"Neste momento temos cerca de 6.000 hectares de área ardida. É muito e é preocupante, os prejuízos são, obviamente, consideráveis", afirmou Rui Santos, que falava aos jornalistas no posto de comando instalado na aldeia de Benagouro.

O autarca disse que os prejuízos ainda não foram contabilizados, nomeadamente a área do Parque Natural do Alvão (PNA) afetada, mas destacou o facto de nenhuma casa de primeira habitação ter sido atingida, nem se ter verificado nenhum dano pessoal relevante.

No combate a esta ocorrência houve sete feridos ligeiros, seis bombeiros e um civil.

População e autarcas locais suspeitam de fogo posto nesta ocorrência que já está a ser investigada pela Polícia Judiciária (PJ).

Últimas Notícias
Mais Vistos