Incêndios em Portugal

Dominado incêndio na Serra do Montejunto

O incêndio esteve próximo de habitações, mas não chegou a ameaçá-las, nem obrigou ao corte de estradas. As chamas consumiram área florestal na localidade da Póvoa, na freguesia de Cadaval e Pero Moniz.

Dominado incêndio na Serra do Montejunto
ANTÓNIO PEDRO SANTOS/LUSA

O incêndio que lavra desde as 14:30 junto à serra do Montejunto, no concelho do Cadaval, ficou dominado pelas 17:50 e está em fase de resolução, disse fonte do Sub-comando de Operações de Socorro do Oeste.

"O incêndio está em resolução desde as 17:51 e os trabalhos de rescaldo vão demorar durante a noite", disse a mesma fonte. No combate às chamas, pelas 18:15, estavam ainda seis meios aéreos e 146 operacionais, apoiados por 44 veículos.

O incêndio esteve próximo de habitações, mas não chegou a ameaçá-las, nem obrigou ao corte de estradas, acrescentou a fonte. As chamas consumiram área florestal na localidade da Póvoa, na freguesia de Cadaval e Pero Moniz, estando por contabilizar a área ardida.

Focos de incêndio afetam outras localidades do Cadaval

Outros dois focos de incêndio deflagraram hoje em localidades próximas do mesmo concelho, localizadas na serra do Montejunto, estando em rescaldo.

Um dos fogos deflagrou pelas 13:00 na Bairrosa, na freguesia de Lamas e Cercal, e ao final da tarde continuava a envolver 41 operacionais e 12 veículos.

Um outro começou pelas 14:50 na Rechaldeira, freguesia do Vilar, e pelas 18:15 ainda mobilizava 28 homens e 10 veículos.No mês passado, a serra do Montejunto foi fustigada por dois grandes incêndios, o último dos quais ocorreu há duas semanas e chegou a mobilizar 13 meios aéreos, mais de 500 operacionais e centena e meia de veículos. Nos dois incêndios, arderam 402 hectares, disse na altura o comandante regional Carlos Silva à agência Lusa.