José Luís Carneiro alerta que até outubro haverá condições meteorológicas propensas ao risco de incêndios. O ministro da Administração Interna garantiu esta segunda-feira que está focado na prevenção.
"Temos muitas semanas ainda pela frente muito difíceis e que para as quais teremos que nos preparar este verão. Vai ser um verão com picos, com redução e abaixamento das temperaturas e com subida abrupta das temperaturas. Temos que estar preparados para um verão muito difícil e que se vai prolongar. até fim de setembro ou até outubro", afirma.
O responsável alerta que as condições fazem com que os incêndios "progridam muito rapidamente".
Nesse sentido, garante que o patrulhamento vai continuar a aumentar. No entanto, pede aos cidadãos que "contribuam" para a prevenção.
Perigo máximo de incêndio
Esta segunda-feira, mais de 80 concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Santarém, Castelo Branco, Guarda, Viseu, Vila Real e Bragança apresentam esta segunda-feira um perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Este risco, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.