Incêndios em Portugal

"Solidariedade europeia em ação": Von der Leyen envia mensagem de apoio à Madeira

Von der Leyen manifesta o apoio da União Europeia no combate ao incêndio na Madeira e acrescenta que foi ativado o sistema de satélites de emergência Copernicus para 'mapear' de forma mais rápida a área ardida.

"Solidariedade europeia em ação": Von der Leyen envia mensagem de apoio à Madeira
Maja Hitij

A Presidente da Comissão Europeia publicou esta quinta-feira na rede social X uma mensagem em solidariedade com a Madeira. Ursula von der Leyen escreve que a UE "apoia Portugal" na luta contra o incêndio que lavra há mais de uma semana e acrescenta que os dois Canadair espanhóis já chegaram à ilha.

"A UE apoia Portugal na luta contra um incêndio florestal na Madeira. Dois aviões de combate a incêndios provenientes de Espanha acabam de chegar à Madeira. O sistema de satélites de emergência Copernicus foi também ativado para a cartografia rápida dos incêndios. Isto é a solidariedade europeia em ação", escreve.

O Mecanismo Europeu de Proteção Civil foi ativado ontem e foram mobilizados, de imediato, dois aviões Canadair para auxiliarem no combate ao fogo. As duas aeronaves, com capacidade para fazerem descargas de seis mil litros de água cada, vão abastecer em Porto Santo e atuar sobretudo na cordilheira central - onde o acesso por meios terrestres é praticamente impossível.

Em conferência de imprensa, Miguel Albuquerque explicou que os Canadair não poderão ser usados, no entanto, em zonas urbanas nem agrícolas.

Os especialistas florestais têm defendido o uso de mais meios aéreos para fazer frente ao terreno sinuoso que está a dificultar o combate às chamas.

O incêndio rural na ilha da Madeira deflagrou no dia 14 de agosto, nas serras do município da Ribeira Brava, propagando-se progressivamente aos concelhos de Câmara de Lobos, Ponta do Sol e, através do Pico Ruivo, Santana.

Até ao momento, não há registo de destruição de casas ou de infraestruturas essenciais. Alguns bombeiros receberam assistência por exaustão ou ferimentos ligeiros, não havendo mais feridos.

Dados do Sistema Europeu de Informação sobre Incêndios Florestais apontam para mais de 4.930 hectares de área ardida.

A Polícia Judiciária está a investigar as causas do incêndio, mas o presidente do executivo madeirense, Miguel Albuquerque, continua a afirmar que se trata de fogo posto.