Incêndios em Portugal

Incêndio em Albergaria-a-Velha atingiu 20 casas e deixou vários desalojados

O autarca de Albergaria-a-Velha disse que está a ser "extremamente complexo" gerir este fogo devido à falta de meios porque "os recursos humanos estavam todos afetos a estes dois grandes incêndios", adiantando que os meios aéreos não podem atuar devido às condições climatéricas.

Loading...

O Presidente da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, António Loureiro, avançou, nesta segunda-feira, que cerca de 20 casas, dois armazéns, um escritório e várias viaturas foram atingidas pelas chamas e que, até ao momento, há quatro civis feridos, um deles com gravidade.

“O incêndio está espalhado por todas as freguesias e por várias localidades”, acrescentou durante o ponto de situação, alertando para o trânsito condicionado.

Quanto aos desalojados, “a câmara já está a montar uma operação para dar alojamento a essas pessoas” e durante esta tarde será criado um espaço para essa finalidade.

Segundo o autarca, os feridos são pessoas que estavam a tentar apagar os incêndios nas suas habitações e acrescentou que o fogo teve origem nos concelhos vizinhos de Sever do Vouga e Oliveira de Azeméis e depressa se alastrou a Albergaria, devido às condições climatéricas desfavoráveis.

Disse ainda que está a ser "extremamente complexo" gerir este fogo devido à falta de meios porque "os recursos humanos estavam todos afetos a estes dois grandes incêndios", adiantando que os meios aéreos não podem atuar devido às condições climatéricas.

O autarca apelou ainda às pessoas para ficarem em casa de forma a não colocarem em perigo a sua própria vida: "fechem as casas todas, protejam-se, reguem as casas e os vossos jardins, mas acima de tudo não ponham a vida em perigo".

- Com Lusa