A situação em Sever do Vouga descontrolou-se durante esta madrugada com o surgimento de um novo foco de incêndio no concelho, mais concretamente em Talhadas. De acordo com o autarca Pedro Lobo, trata-se de fogo posto.
“Alguém decidiu acender um incêndio junto da zona industrial, precisamente na altura em que o vento estava mais forte”, explica o presidente da Câmara de Sever do Vouga.
“Foi fogo posto porque isto está muito longe dos outros focos de incêndio e porque alguém viu [uma pessoa] colocar o fogo (...) Temos a certeza que foi fogo posto.”
O incêndio está a deflagrar de forma intensa na zona industrial de Talhadas, não permitindo a entrada dos operacionais no local.
O autarca esclarece à SIC Notícias que a preocupação principal é “salvaguardar pessoas, casa e empresas”. No entanto, reconhece que “os meios são claramente insuficientes para a quantidades de fogos” que atingem o concelho.
Pelo menos 290 operacionais, apoiados por 80 viaturas, estão a combater os vários focos de incêndio que consomem Sever do Vouga.