A Proteção Civil alerta para a possibilidade de inundações e deslizamentos de terra, sobretudo nas zonas mais afetadas pelos incêndios da semana passada. Em Albergaria-a-Velha, no distrito de Aveiro, um dos municípios mais fustigados pelos fogos da passada semana, os avisos geram preocupação.
Em Albergaria-a-Velha, a chuva começou a cair com mais intensidade ao início da manhã desta terça-feira, o que representa alguns riscos depois dos incêndios da passada semana.
A vasta área ardida perdeu a capacidade de infiltração, bem como a vegetação, que, juntamente com o manto de cinzas, tornam os solos impermeáveis.
Agora, em zonas de declive, existe a possibilidade de ocorrência de derrocadas, que podem colocar em risco várias habitações.
A Agência Portuguesa do Ambiente já está a fazer um levantamento das situações de risco.
Contaminação da água
Outra questão que suscita preocupação por parte das autoridades competentes é a contaminação das captações de água devido à cinza.
Em Albergaria-a-Velha, por exemplo, estão já a ser construídas barreiras de madeira que filtram a matéria resultante dos fogos e, para já, a situação não representa um risco para as populações. Por precaução, ainda assim, o tratamento das águas deverá ser reforçado.
Em Albergaria-a-Velha arderam, na semana passada, 41 casas de primeira habitação e cerca de uma dezena de casas devolutas, que terão de ser demolidas.
Quanto à chuva, prevê-se que continue a cair intensamente ao longo desta terça-feira e que se prolongue durante quatro dias.