Incêndios em Portugal

Vento forte dificulta combate a incêndio em Sabrosa

Um incêndio florestal deflagrou esta tarde na zona de Sabrosa, no distrito de Vila Real, com o vento forte e irregular a dificultar o combate às chamas. O fogo ameaça chegar às aldeias de Delegada e Vale das Gatas, tendo já cercado a localidade de Souto Maior. Até ao momento, não há registo de habitações atingidas nem de feridos, mas, por precaução, a população mais idosa foi retirada do local.

Loading...

O vento forte e irregular tem dificultado a ação dos bombeiros no combate a um incêndio florestal que deflagrou esta tarde na zona de Sabrosa, no distrito de Vila Real.

Segundo a jornalista da SIC no local, Manuela Carneiro, a situação voltou a agravar-se, com o vento a intensificar as frentes ativas que avançam em direção às aldeias de Delegada e Vale das Gatas, na freguesia de São Lourenço, embora o fogo ainda se mantenha na zona de Souto Maior.

O comandante dos bombeiros de Sabrosa, citado pela Agência Lusa, disse que o incêndio que lavra na zona de Souto Maior está muito disperso e que o combate "é difícil" por causa das projeções e do vento intenso e em constante rotação.

"Temos a zona urbana da aldeia controlada, mas a periferia ainda não. Tem todas as condições para que o incêndio se continue a propagar devido à elevada temperatura que se faz sentir - durante a tarde tivemos cerca de 38 graus centigrados -- e à velocidade do vento e à constante rotação que tem acontecido", afirmou o José Barros.

Espera-se uma noite de sobressalto para os habitantes que residem nas proximidades das chamas, que lavram numa zona florestal. No terreno estão mais de 300 operacionais, apoiados por 80 meios terrestres, já que, com a chegada da noite, os meios aéreos foram suspensos.

O comandante disse que a aldeia de Souto Maior esteve completamente cercada e que ardeu, inclusive, no meio da aldeia em zonas com combustível, como pinheiros, vinhas ou quintais.

Até ao momento, não há registo de habitações atingidas nem de feridos, tendo sido apenas afetadas algumas casas devolutas. Por questões de segurança, a população mais idosa foi retirada da zona afetada e encaminhada para a Associação Cultural da região.

As previsões meteorológicas são, segundo o comandante, preocupantes para o período da noite devido à continuidade do vento, referindo ainda que a principal preocupação são as frentes viradas à vila de Sabrosa e uma outra, em sentido contrário, em direção às aldeias de Delegada e Vale das Gatas.

- Com Lusa

Mais Vistos do