Terminado

Incêndios em Portugal

Situação dos incêndios "muito mais estável", prejuízos em Arouca rondam os 10 milhões de euros

As autoridades dizem que a situação está "muito mais estável", mas alertam que é preciso cautela porque os próximos dias serão de muito calor. O ministro da Economia esteve no terreno a reunir-se com autarcas para na "próxima semana" o Governo definir valores para apoios. O incêndio em Ponte da Barca, que lavra há praticamente uma semana, está com uma "evolução favorável". Em Arouca, o fogo já entrou em resolução e, depois de ameaçar habitações durante a tarde, a situação em Vila Verde está bem mais controlada. Reveja aqui o os alertas mais importantes das autoridades e o que foi dito pelos dirigentes políticos.

Todo o direto

Obrigada por nos ter acompanhado

Situação dos incêndios "muito mais estável", prejuízos em Arouca rondam os 10 milhões de euros

SIC Notícias

Com a situação "muito mais estável" esta noite, damos por terminado este liveblog ao fim de vários dias de grandes incêndios florestais em Portugal Continental. Obrigada por nos ter acompanhado.

Bombeiros salvam cão cercado por incêndio e animal não os larga nas horas seguintes

O cão estava numa situação "bastante difícil", encurralado pelas chamas, num incêndio em Penafiel. Os bombeiros da Trofa conseguiram salvá-lo e nas horas seguintes o animal acompanhou-os para todo o lado, numa "espécie de agradecimento silencioso".

Ponte da Barca é o incêndio que mais preocupa mas sem casas em risco

Situação dos incêndios "muito mais estável", prejuízos em Arouca rondam os 10 milhões de euros

Lusa

A situação dos incêndios está esta sexta-feira à noite noite mais calma, com Arouca dominado, Vila Verde "com bom prognóstico", e Ponte da Barca a suscitar maiores preocupações, embora sem casas em risco, disse fonte da Proteção Civil.

Ainda assim, segundo o comandante José Miranda, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, nestes três palcos de operações estão envolvidos um total de 1148 operacionais e 401 veículos.

Fogo de Ponte da Barca com "evolução favorável" mas ainda está ativo

Loading...

As autoridades apontam para uma "evolução favorável" do incêndio de Ponte da Barca, mas ainda não é possível dar o fogo como dominado. Os meios de combate vão continuar em "todo o perímetro" do incêndio, apesar de haver áreas em que não é possível colocar operacionais. No terreno estão, esta sexta-feira à noite, mais de 600 bombeiros, apoiados por 223 viaturas.

Galinhas, galos, coelhos e máquinas: Cidália e o marido perderam quase tudo e arriscaram vida para tentar salvar os animais

Loading...

Os prejuízos no concelho de Arouca rondam os 10 milhões de euros. O ministro da Economia e Coesão esteve no terreno e prometeu um mecanismo de apoio "muito ágil" de "pequenos agricultores".

Fogo em Vila Verde já não ameaça habitações

Loading...

O incêndio em Vila Verde, concelho de Braga, já não ameaça habitações. O fogo que deflagrou durante a madrugada chegou a ter três frentes ativas e esteve muito perto da localidade de Gomide.

Proteção Civil considera "situação muito mais estável"

Situação dos incêndios "muito mais estável", prejuízos em Arouca rondam os 10 milhões de euros

SIC Notícias

A Proteção Civil considerou esta sexta-feira a "situação muito mais estável" em termos de incêndios rurais em Portugal continental, destacando os fogos de Ponte da Barca, Vila Verde e Moimenta da Beira como os mais preocupantes.

Segundo o comandante nacional de Emergência e Proteção Civil, Mário Silvestre, a redução do número de incêndios durante a noite permitiu ter durante o dia de hoje uma "situação muito mais estável".

Mário Silvestre falava aos jornalistas no balanço diário da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) sobre os fogos rurais em Portugal continental.

O responsável disse que, no caso do fogo de Ponte da Barca, que atinge área do Parque Nacional Peneda-Gerês e esta sexta-feira estabilizou, vai ser preciso mais uma semana para realizar trabalhos de consolidação e vigilância devido às condições do terreno, que é "extremamente acidentado" e onde "as equipas" de bombeiros "têm muita dificuldade em progredir".

IRA salva das chamas centenas de animais dos incêndios em seis dias

A Intervenção e Resgate Animal (IRA) salvou sobretudo ovelhas, coelhos, cães, gatos, galinhas, perus, periquitos e um burro.

Incêndio em Canelas dominado após 4 dias de fogo descontrolado

Loading...

Durante a última madrugada, a aldeia ficou rodeada pelas chamas. Um momento de pânico com as chamas a avançarem sobre as casas. Depois de quatro dias, o incêndio em Canelas, no concelho de Penafiel, foi finalmente dominado e entrou em fase de rescaldo.