Incêndios em Portugal

Incêndios: mecanismo europeu "devia ter sido acionado no sábado", diz vice-presidente da AsproCivil

Para o vice-presidente da Associação de Técnicos da Proteção Civil, o mecanismo europeu de combate aos incêndios devia ter sido acionado no sábado. Mais de 140 concelhos do interior Norte e Centro do país e da região do Algarve estão, esta segunda-feira, sob risco máximo de incêndio, segundo o IPMA.

Loading...

O vice-presidente da Associação de Técnicos da Proteção Civil considera que os dois grandes incêndios que permanecem ativos podem entrar em fase de resolução nas próximas horas.

Jorge Silva diz, no entanto, que o mecanismo europeu de combate aos incêndios devia ter sido acionado no sábado.

"No sábado devia ter havido um esforço maior, porque estávamos a entrar naquela fase de maior intensidade de calor e que vai até quinta-feira desta semana", salientou o vice-presidente da Associação de Técnicos da Proteção Civil.

Centenas de bombeiros combatem mais de 30 incêndios no norte do país

Os incêndios em Vila Real e em Celorico de Basto somam, nesta segunda-feira de manhã, mais de 680 operacionais apoiados por mais de 220 viaturas.

A Proteção Civil perspetiva que os quatro grandes incêndios que se mantêm em Portugal continental esta manhã, em Vila Real, Celorico de Basto, Arcos de Valdevez e Fafe, sejam dados como dominados durante o dia.

Em declarações à Lusa pelas 07:20, oficial de operações no Comando Nacional, Pedro Araújo, referiu que a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) tem a "perspetiva de poder vir a dar estes quatro incêndios como dominados" esta segunda-feira.

Mais de 140 concelhos do interior Norte e Centro e Algarve em risco máximo de incêndio

Mais de 140 concelhos do interior Norte e Centro do país e da região do Algarve estão, esta segunda-feira, sob risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, estão em risco máximo de incêndio, o mais elevado, todos os concelhos dos distritos de Bragança, Guarda e Viseu e a maioria dos concelhos dos distritos de Vila Real e Castelo Branco.

Estão igualmente em risco máximo de incêndio dezenas de municípios dos distritos de Viana do Viana do Castelo, Braga, Porto, Coimbra, Aveiro, Santarém, Leiria, Portalegre e Faro.