Há quatro noites sem dar descanso, o fogo voltou esta terça-feira a aproximar-se das casas. Pela segunda vez, andou perto da aldeia da Pena, em Vila Real, e de Arrabães. Mais de 600 bombeiros combateram durante a noite o incêndio que consumiu parte do Parque Natural do Alvão.
Os danos são irreparáveis, segundo a autarquia, ainda que a dimensão total dos estragos esteja por apurar.
O bombeiros focaram-se na defesa das aldeias e das pessoas. O fogo também andou próximo de Galegos da Serra. O pior de tudo foi o fumo, empurrado pelo vento.
"O fogo cercou a aldeia. As pessoas, pelo menos as mais velhas, foram retiradas de casa. Os bombeiros trabalharam muito bem e por volta da 1h da manhã a coisa estava mais ou menos controlada", diz um popular.
Por volta das 7h00, o incêndio entrava em fase de resolução. No terreno, vão continuar durante o dia mais de 500 bombeiros para controlar possíveis reacendimentos.