Incêndios em Portugal

PSD contra proposta de criação de comissão parlamentar de inquérito aos incêndios

Hugo Soares, líder parlamentar dos sociais-democratas, diz, por outro lado, que vê "com bons olhos" a proposta do PS de criação de uma nova Comissão Técnica Independente, "longe dos políticos e longe do combate partidário".

O presidente do PSD, Luís Montenegro na festa do pontal do PSD, que marca a rentrée política do partido, esta tarde em Quarteira.
Loading...

O Chega diz que avança sozinho se for preciso, mas o PSD vai já dizendo que é contra a proposta de criação de uma comissão parlamentar de inquérito aos incêndios. 

A Universidade de Verão do PSD tem uma plateia de jovens que querem aprender como se faz política num dos principais partidos portugueses. 

Entre aulas teóricas, assistem a exemplos práticos apresentados pelos dirigentes social-democratas. 

Hugo Soares, líder parlamentar dos sociais-democratas, distinguiu as propostas dos dois principais partidos da oposição feitas nas últimas semanas, dizendo ver "com bons olhos" a proposta do PS de criação de uma nova Comissão Técnica Independente, "longe dos políticos, longe do combate partidário", apesar de acusar os socialistas de terem sido "um bocadinho ligeiros nas críticas ao Governo". 

sobre a proposta do Chega de uma comissão parlamentar de inquérito para avaliar a prevenção e o combate aos incêndios desde 2017 até agora e que investigue os "negócios e interesses económicos que alegadamente prosperam" com os fogos, Hugo Soares fez uma avaliação negativa. 

"Parece-me absolutamente extemporânea, parece-me absolutamente inútil, mas, sobretudo, completamente despropositada a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito, tal qual propõe o Partido Chega. E ela é despropositada porque não serve os seus fins, mas ela é, sobretudo, despropositada porque, com a dor, com o sofrimento e com um assunto que é sério, deve-se evitar fazer política partidária, e é isso que o deputado André Ventura está a querer fazer", acusou. 

BE também quer comissão de inquérito

Antes do líder parlamentar do PSD, falou André Ventura para dizer que não precisa do apoio de ninguém para avançar. 

O âmbito é diferente, mas a coordenadora do Bloco de Esquerda parece próxima de Ventura, já que também quer levar os incêndios a uma comissão de inquérito. 

Neste assunto o PSD está mais próximo do PS. Aceita uma comissão técnica, como a que se fez depois dos incêndios de Pedrógão, mas o Chega fala em desresponsabilização. 

Na quarta-feira, Montenegro vai entrar nesta discussão no Parlamento. 

Com Lusa