Hugo Soares, do PSD, diz que os incêndios rurais são uma "inevitabilidade", citando José Luís Carneiro, atual líder do PS. O líder parlamentar do PSD cita também o antigo primeiro-ministro, António Costa, quando este antevia que "dias negros" se repeteriam e que ver resultados demoraria tempo.
O deputado assegura que o atual Governo "preparou o maior dispositivo de sempre" de combates aos incêndios. E sublinha que o Executivo levou mais além as medidas tomadas anteriormente pelo PS.
Hugo Soares atira diretamente a José Luís Carneiro, afirmando que este esteve "na Festa da Sardinha, em Portimão", quando o país ardia. Acusa o PS de se juntar à "demagogia da extrema-direita" para atacar o Governo.
"As estradas foram fechadas a tempo e horas. O Estado esteve onde era preciso estar para garantir que não eram vidas ceifadas pelo Estado", declara o líder parlamentar social-democrata.
Virando-se ainda para o Chega, acusa André Ventura de fazer uma "figura triste" ao publicar um vídeo a mostrar-se a "apagar um incêndio que já estava extinto".