Um incêndio em mato e numa área florestal na Bordeira, em Aljezur, no Algarve, estava a mobilizar, pelas 15h35, 335 operacionais e seis meios aéreos.
De acordo fonte do o Comando Regional do Algarve da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, (ANEPC), citada pela agência Lusa, as chamas, que deflagraram por volta das 12h15, "estão a progredir com extrema intensidade, devido ao vento forte" que se regista na região.
Devido ao incêndio, a EN120, também denominada de IC4, e a EN268 estão cortadas na zona de Aljezur. À SIC, a GNR afirma que está desaconselhada a circulação nestas vias e em toda a zona de Aljezur.
O fogo está a desenvolver-se numa zona de mato e de pinhal perto da localidade da Bordeira, no concelho de Aljezur. Em Alfambras, houve numa fase inicial necessidade de evacuar algumas casas por precaução, mas o fogo passou lá perto sem estragar nada e as pessoas já regressaram.
Às 16h00 lavrava com três frentes ativas e intensas. Na linha de progressão, diz a Proteção Civil, não há aglomerados populacionais. Ainda assim, já há meios posicionados para defender casas.
Para o combate ao fogo foram mobilizados mais de 330 elementos dos bombeiros de várias corporações do Algarve e do Alentejo, apoiados com 53 viaturas.