Inteligência Artificial

Y3000: a nova Coca-Cola "picante" e "alucinante" criada por inteligência artificial

É um sabor misterioso. Só quem bebe a Y3000 pode (tentar) descrever a que “sabe o futuro.” A Coca-Cola anunciou o seu mais recente sabor, nascido à luz do poder da inteligência artificial. Às redes sociais já chegaram várias críticas.

Y3000: a nova Coca-Cola "picante" e "alucinante" criada por inteligência artificial
Reprodução//Coca-Cola

A Coca-Cola lançou, na semana passada, um refrigerante de edição-limitada criado pela inteligência artificial. A própria marca garante que a bebida é “o primeiro sabor futurista co-criado com inteligência humana e artificial".

A Coca-Cola Y3000 foi desenvolvida num processo de duas etapas. Primeiramente, os pesquisadores tentaram perceber as preferências e tendências de sabores que os consumidores imaginariam para o futuro, explicou um representante da empresa à CNBC Make It. Depois disso, a mão humana deixou de mexer no “futuro”, ficando encarregue da inteligência artificial.

A partir daí, o sistema acabou por desenvolver perfis de sabores e combinações.

A Coca-Cola não quer assumir a responsabilidade de descrever o gosto do novo sabor, mas a bebida vem em duas versões: regular e zero (sem açúcar).

Mas para ser um produto altamente futurista, a Coca-Cola também confiou na inteligência artificial para desenvolver a embalagem.

“Queremos celebrar a ideia de todos sobre como será o futuro”, disse a diretora de estratégia global da Coca-Cola, Oana Vlad, num comunicado à imprensa.

Às redes sociais já começaram a chegar as críticas dos primeiros curiosos. Há quem descreva a Y3000 como picante, mas há quem nem tente e considera-a apenas “alucinante”.

“A nova Coca Cola Y3000 foi co-criada com IA. Não contém açúcar. Não tem gosto nenhum a Coca-Cola. Não é ruim. Tem um sabor picante”, explicou um consumidor na rede social X (antigo Twitter).