Inteligência Artificial

Inteligência Artificial vai permitir visitar a Basílica de São Pedro no Vaticano sem sair de casa

Uma parceria entre o Vaticano, a Microsoft e uma empresa especializada em digitalização de locais históricos vai permitir o acesso virtual em 3D à Basílica de São Pedro com recurso a Inteligência Artificial (IA). O objetivo é melhorar a experiência dos visitantes e ajudar a Santa Sé a identificar problemas de conservação e melhorar as suas técnicas de restauro.

Inteligência Artificial vai permitir visitar a Basílica de São Pedro no Vaticano sem sair de casa
Laurie Chamberlain

A Inteligência Artificial (IA) chegou ao Vaticano, esta segunda-feira, permitindo a turistas de todo o mundo visitar virtualmente e em 3D a famosa Basílica de São Pedro. Através de uma parceria com as empresas Microsoft e Iconem, foi lançado um novo site interativo, uma réplica digital da Basílica e duas exposições geradas por IA.

O projeto intitulado de "Basílica de São Pedro: Experiência Aprimorada por IA” promete melhorar a experiência dos visitantes e ajudar a Santa Sé a identificar problemas de conservação e melhorar as suas técnicas de restauro.

"A parceria entre o Vaticano e a Microsoft é notável não apenas pela sua ambição, mas também pelo uso inovador da tecnologia ao serviço da fé e do património", sublinhou o presidente da Microsoft, Brad Smith, citado pelo Vatican News.

Ao longo de quatro semanas foi feito um mapeamento com recurso a drones, câmaras e lasers para criar um modelo 3D da famosa Basílica. As cerca de 400.000 imagens captadas, do seu exterior e interior, permitiram identificar fissuras e revelar mosaicos nunca antes detetados.

"Estamos a levar a Basílica de São Pedro não apenas para o mundo, mas para uma nova geração de pessoas, numa linguagem mais acessível para os tempos em que vivemos", acrescentou.

Esta experiência virtual vai ainda permitir que os visitantes tenham acesso a zonas restritas do edifício e a obras difíceis de ver a olho nu como os frescos na cúpula da Basílica.

Será igualmente possível agendar visitas presenciais à Basílica de São Pedro, através da plataforma digital anunciada, de forma a facilitar a entrada no edifício que é visitado por 40 a 50 mil pessoas por dia.

O Papa Francisco também esteve presente na apresentação deste projeto inovador que coincide com as celebrações do ano sagrado de 2025 da Igreja Católica.

"Para a Basílica de São Pedro, a aliança entre a inteligência humana e a Inteligência Artificial (IA) é uma ponte para o futuro, um ponto de virada histórico que não tem fronteiras", disse.

No entanto, o Chefe da Igreja Católica alertou para que esta tecnologia seja utilizada de uma forma ética.