Inteligência Artificial

Cimeira de Paris: Macron confirma investimento superior a 100 milhões de euros em Inteligência Artificial

A cidade de Paris acolhe entre esta segunda e terça-feira uma Cimeira sobre a Ação para a Inteligência Artificial. O Presidente Emmanuel Macron anunciou enormes investimentos franceses no setor e procura um acordo sobre como se avançar a nível global.

Presidente francês, Emmanuel Macron, à margem da Cimeira sobre a Ação para a Inteligência Artificial, em Paris, França.
Loading...

Renovado para as olimpíadas, o Grand Palais é o palco para a discussão e para anúncios. O Presidente Emanuel Macron anunciou 109 mil milhões de euros para investimento em Inteligência Artificial nos próximos anos, mas com uma ressalva.

"Tem de ser encarada como um assistente. A Inteligência Artificial nunca substituirá o ser humano. Não é verdade. Eu não acredito nisso", referiu.

Em vídeos isso já acontece como aqueles que o próprio Presidente francês publicou nas redes sociais para promover a Cimeira. A imagem de Emmanuel Macron nas mais variadas formas, criada com Inteligência Artificial e em que muitos acreditam, levanta o dilema da regulação.

O tópico mais quente da Cimeira e que será discutido por países de todo o mundo. Especial atenção, ao que Estados Unidos e China tiverem a dizer, aqueles que são os dois mais avançados blocos económicos no desenvolvimento de modelos de Inteligência Artificial.

Portugal apresentou candidatura para fábrica de Inteligência Artificial

O Governo português promete apresentar no próximo mês de março, uma Agenda para a Inteligência Artificial, enquanto quer investir na capacidade computacional do país.

"Portugal submeteu - e foi uma candidatura bem sucedida com Espanha - uma candidatura a termos uma fábrica de inteligência artificial de cerca de 300 milhões de euros que acabou por ser bem sucedida", sublinhou Margarida Balseiro Lopes, ministra da Juventude e Modernização, que servirá o tecido empresarial português, a administração pública e investigadores nacionais.