Inteligência Artificial

Google usa modelos de IA para identificar conteúdos falsos no Google Maps

A Google aposta em modelos de inteligência artificial (IA) para identificar e remover conteúdo que "não reflita uma experiência genuína" no Google Maps, apagando um total de 188 milhões de comentários enganosos em 2024.

Google usa modelos de IA para identificar conteúdos falsos no Google Maps
Canva

A Google utiliza modelos de inteligência artificial (IA) para identificar e remover críticas falsas publicadas no Google Maps, removendo um total de 188 milhões de críticas enganosas em 2024, avança a agência Europa Press.

Segundo a agência de notícias, as avaliações do Google Maps ajudam os utilizadores a formar uma opinião sobre o local que procuraram, podendo mostrar interações falsas por parte dos utilizadores que as escrevem, como críticas fabricadas por pessoas que nunca visitaram os locais.

Neste sentido, a Google não permite a publicação de qualquer conteúdo que "não reflita uma experiência genuína", pelo que para identificar estas críticas falsas a empresa apostou em modelos de IA.

A aposta nestes modelos, treinados com grandes quantidades de dados, facilita a identificação de padrões que indicam atividade fraudulenta, tendo a empresa, em 2024, eliminado um total de 188 milhões de avaliações falsas e enganosas.

De forma a identificar os conteúdos falsos, os modelos utilizados analisam vários fatores, como o contexto da conta, ligações a outras contas suspeitas ou operações de críticas pagas.

"Críticas suspeitas de serem falsas"

Utilizando modelos de aprendizagem automática, a Google bloqueou ou removeu um total de 240 milhões de comentários no ano passado por violarem as suas políticas, dos quais 188 milhões eram comentários falsos.

A empresa revelou também que removeu mais de 12 milhões de contas falsas do Google Maps em 2024, incluindo mais de 10.000 perfis e anúncios falsos que pertenciam a um grupo de atores maliciosos que tentavam enganar as pessoas fazendo-se passar contas reais.

Quando for aplicada uma restrição a um perfil de empresa, os utilizadores começarão a ver um alerta na página de que foram identificadas e removidas "críticas suspeitas de serem falsas", estes avisos começaram a ser implementados nos Estados Unidos, Reino Unido e Índia, mas passarão a abranger todo o mundo durante o próximo ano.