Inteligência Artificial

Disney investe mil milhões de dólares na OpenAI em parceria revolucionária que une IA e entretenimento

A Walt Disney Company anunciou um investimento de mil milhões de dólares na OpenAI, no âmbito de uma parceria de três anos que permitirá à plataforma Sora utilizar personagens icónicas dos universos Disney, Pixar, Marvel e Star Wars para criar vídeos curtos destinados às redes sociais.

Disney investe mil milhões de dólares na OpenAI em parceria revolucionária que une IA e entretenimento
Anadolu

A Walt Disney Company anunciou, esta quinta-feira, um investimento de mil milhões de dólares na OpenAI, no âmbito de uma parceria de três anos. Este acordo permitirá à ferramenta de vídeos generativos Sora, desenvolvida pela empresa de Inteligência Artificial e responsável pelo ChatGPT, utilizar personagens de icónicos universos como Disney, Pixar, Marvel e Star Wars.

De acordo com um comunicado conjunto, a Disney torna-se, assim, a primeira grande parceira de licenciamento de conteúdos da Sora, a plataforma de vídeo gerativo da OpenAI, num momento em que Hollywood atravessa uma fase de incerteza face ao impacto da Inteligência Artificial na indústria do entretenimento.

No âmbito deste acordo, a plataforma começará a produzir vídeos curtos para as redes sociais utilizando "personagens, criaturas, adereços, cenários e ambientes emblemáticos" do universo Disney.

Esses conteúdos poderão depois ser visualizados e partilhados pelos fãs e também serão disponibilizados na plataforma de streaming Disney+. No entanto, o acordo exclui o uso de imagens ou vozes de artistas.

"A Disney é o padrão de excelência global na arte de contar histórias e estamos entusiasmados por estabelecer esta parceria, que permitirá à Sora e ao ChatGPT Images ampliar as formas como as pessoas criam e experienciam conteúdos de qualidade."
"Este acordo demonstra como as empresas de IA e os líderes criativos podem trabalhar em conjunto, de forma responsável, para promover uma inovação que beneficie a sociedade, respeite a importância da criatividade e ajude as obras a alcançar novas e vastas audiências", afirmou Sam Altman, cofundador e CEO da OpenAI.

As duas empresas reafirmam o compromisso com uma utilização responsável da Inteligência Artificial, assegurando a proteção dos utilizadores, o respeito pelos criadores e a prevenção de conteúdos prejudiciais. Os primeiros vídeos gerados com personagens licenciadas deverão começar a ser disponibilizados ao público em 2026.