Invasão em Brasília

"Soberania é inegociável": dezenas de pessoas comemoraram condenação de Bolsonaro num bar em Brasília

O antigo presidente brasileiro foi condenado esta quinta-feira a 27 anos e três meses de prisão pelo Supremo Tribunal Federal. O ex-presidente brasileiro foi considerado culpado de vários crimes, entre eles tentativa de golpe de Estado.  

Loading...

Dezenas de opositores de Jair Bolsonaro comemoraram esta condenação histórica num bar, em Brasília. Foram entoados cânticos e lançado fogo de artifício. Muitos também usaram adesivos com frases como "a soberania é inegociável" e "prisão para os golpistas".

É uma referência às centenas de apoiantes de Bolsonaro que fizeram parte da tentativa de golpe de Estado a 8 de janeiro de 2023, quando milhares de manifestantes invadiram a Praça dos Três Poderes, na capital brasileira.

Jair Bolsonaro foi condenado esta quinta-feira a  27 anos e três meses de prisão pelo Supremo Tribunal Federal. O ex-presidente brasileiro foi considerado culpado de vários crimes, entre eles tentativa de golpe de Estado.  

"As consequências do crime são amplamente desfavoráveis, porque estavam direcionadas a aniquilar os pilares essenciais do Estado democrático de Direito, mediante violência, grave ameaça e ataques sistemáticos ao Poder Judiciário. A consequência maior do crime seria o retorno a uma ditadura no Brasil", justificou o juiz.

Embora tivesse previsto proferir as sentenças numa sessão reservada para sexta-feira, o tribunal decidiu passar imediatamente na quinta-feira à fase de sentença, uma vez concluída a audiência em que, por quatro votos a um, declarou-se a culpa de Bolsonaro e de outros sete réus, entre eles ex-ministros e antigos chefes militares.

- Com Lusa