Ao meio dia, e durante mais de uma hora, num simbólico tributo à rainha, os sinos das igrejas britânicas assinalaram o luto que atravessa uma nação. Foram 96 badaladas, uma por minuto, a marcar a idade de Isabel II.
Junto ao Palácio de Buckingham, residência oficial da monarquia britânica, estão milhares de pessoas. Até ao dia do funeral foi decretado luto nacional e o rei Carlos III decretou outros sete dias de luto real.
O corpo da rainha encontra-se ainda na Escócia e deverá ser depois levado para Londres de comboio. Segue então para a sala do trono do palácio de Buckingham e daí para a abadia de Westminster. O cortejo deverá percorrer vários pontos de Londres.
A rainha de Inglaterra, Isabel II, morreu esta quinta-feira aos 96 anos. O anúncio da morte foi feito pela família real através de um comunicado publicado no site oficial.
Isabel II foi a monarca que serviu durante mais anos o Reino Unido. O seu reinado durou exatamente 70 anos, momento que foi assinalado em junho deste ano no Jubileu de Platina.