O secretário-geral do PCP está a recuperar de uma intervenção cirúrgica, realizada há uma semana. De acordo com fonte oficial do partido, Jerónimo de Sousa será submetido a uma reavaliação clínica na terça-feira e deverá participar na campanha eleitoral na quarta-feira.
“No quadro da recuperação em curso da cirurgia a que foi submetido, será realizada uma avaliação desse andamento na próxima terça-feira prevendo-se a participação do secretário-geral na campanha eleitoral da CDU a partir de quarta-feira, dia 26 de janeiro”, refere a nota divulgada esta quinta-feira pelo PCP.
Anteriores informações davam conta de que Jerónimo Sousa deveria integrar a campanha eleitoral no fim de semana.
A cirurgia, realizada a 13 de janeiro no Hospital Egas Moniz, em Lisboa, “decorreu com êxito, tendo sido concretizados os objetivos cirúrgicos” da intervenção, esclareceu o partido no dia da operação.
O secretário-geral do PCP teve alta esta segunda-feira de manhã, depois de ter sido submetido a uma cirurgia de urgência à carótida interna esquerda na quinta-feira.
Jerónimo deixou agradecimento especial aos adversário políticos
Antes da cirurgia, perante as mensagens que recebeu de vários membros do seu partido, de responsáveis institucionais e até de líderes partidários adversários, Jerónimo de Sousa sentiu-se comovido com as palavras de solidariedade.
“Essas boas palavras, esse estímulo vinda de muitos quadrantes (…) que me permite ter um sentimento de que é possível sair por cima desta situação, confiar nos médicos que têm a capacidade de resolver o problema com um sentimento e uma vontade clara de voltar ao terreno de combate.”
Jerónimo de Sousa deixou ainda uma palavra especial para Rui Rio, com quem iria debater. O líder do PSD aceitou que o deputado João Oliveira substituísse o secretário-geral do PCP durante o debate.
“É um exemplo de que pode haver combate sem tréguas no plano político e ideológico, mas há valores que tocam a todos“, remata.
João Oliveira é o rosto da campanha da CDU
O dirigente comunista João Oliveira descartou qualquer pressão acrescida por ser o rosto da campanha eleitoral da CDU até ao final da semana, depois da “baixa” de João Ferreira, que está infetado com o novo coronavírus.
Questionado à margem de uma visita a uma produção agrícola no Troviscal, concelho de Oliveira do Bairro (Aveiro), no âmbito da campanha para as eleições legislativas, João Oliveira descartou que haja qualquer pressão acrescida por agora ser o único substituto do secretário-geral do PCP.
O dirigente comunista disse que a campanha eleitoral vai continuar a decorrer como estava inicialmente planeada, mas “agora com uma concentração maior” da sua parte, que deixa até ao final da semana as ações no distrito de Évora, por onde é cabeça de lista.
Em atualização.