Jornada Mundial da Juventude

JMJ: o que vai vestir o Papa Francisco?

As vestes do Papa ainda são um segredo. Sabe-se apenas que terão um apontamento em burel. Já os 200 cálices e seis mil píxides necessários para a comunhão estão praticamente finalizados e a ser preparados no Porto.

Vestes JMJ
Loading...

As vestes que serão usadas pelos milhares de padres que vão estar em Portugal na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) estão praticamente prontas.

Foram usados quase 50 quilómetros de tecido para os paramentos que serão usados por dez mil padres e mais de 700 bispos que chegam no próximo mês a Portugal. Há um ano que estão a ser preparados e têm as cores de Portugal.

“Isto são dois caminhos que atravessam todo o paramento. Os caminhos da vida cristão, que são passados pelo meio por uma linha dourada, que significa o Espírito Santo que une todas as partes e que faz a comunhão. Depois também estão representados os caminhos pessoais numas linhas mais ténues, no fundo significando o caminho de cada um”, explica o padre Nuno Amador, da Fundação JMJ.

As vestes do Papa ainda são um segredo sabe-se, apenas que terão um apontamento em burel feito na Serra da Estrela. A casula já apresentada será usada pelos padres na missa final e depois poderá ser levada para o país de origem, uma espécie de presente da JMJ.

Em relação aos 200 cálices e seis mil píxides necessários para a comunhão estão praticamente finalizados e estão a ser preparados no Porto. As hóstias estão a ser produzidas em Lisboa, no convento das irmãs Clarissas.

As irmãs Clarissas vivem em clausura, portanto, não podem conceder entrevistas.