Jornada Mundial da Juventude

Visita do Papa corta circulação do Parque Eduardo VII ao Terreiro do Paço e o IC2

Câmara de Lisboa revelou os constrangimentos ao trânsito provocados pela Jornada Mundial da Juventude na capital, entre os dias 1 e 6 de agosto. Há três zonas e numa delas nenhum carro pode circular.

Loading...

A Câmara de Lisboa divulgou, esta terça-feira, o plano provisório de mobilidade para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), com a visita do Papa Francisco à capital a levar ao corte ao trânsito, durante vários dias, das vias que ligam o Parque Eduardo VII ao Terreiro do Paço e também do IC2.

Como circular no centro de Lisboa

A 1, 3 e 4 de agosto (com Francisco a marcar presença nas cerimónias dos dois últimos dias) foi decidido aplicar a restrição absoluta à circulação rodoviária entre o Parque Eduardo VII, onde se encontra um dos dois palcos da JMJ, e o Terreiro do Paço. É a chamada zona vermelha.

Além dessa, há mais duas: a zona amarela, com restrição fortemente condicionada e onde as avaliações de exceção serão decididas pela PSP, e a zona verde, com restrição condicionada à circulação rodoviária.

Na zona amarela “está garantida a circulação” a:

  • Residentes;
  • Trabalhadores com declaração da entidade patronal;
  • Cargas/Descargas das 24h às 7h (com exceção de medicamentos urgentes, carrinhas de valores, segurança privada, outras devidamente validadas no local pela PSP). Das 7h00 às 10h00 para transportes abaixo das 3,5T
  • Avenças de parques de estacionamento públicos;
  • TVDE/ Tuk tuks;
  • Transportes públicos (táxis, CARRIS e TML).

A Câmara de Lisboa deixa, no entanto, o aviso: “bicicletas de aluguer (incluindo GIRA) e trotinetes de aluguer não poderão circular para e no interior do perímetro da zona amarela”.

Já na zona verde, que alberga por exemplo áreas da freguesia de São Domingos de Benfica, Alvalade, Areeiro e Penha de França, “é possível a circulação sem qualquer tipo de controlo”, explica a autarquia.

“No entanto, por motivos de congestionamento e circulação pedonal mais intensa, em determinados períodos do dia, poderá haver cortes pontuais devido à presença de determinados eventos associados à JMJ 2023 e à circulação de tráfego pedonal, o perímetro estará condicionado”, realça.

Já no que diz respeito à zona vermelha, aquela onde nenhum carro não autorizado poderá circular, a mesma fica circunscrita às seguintes vias: Rua Castilho – Rua Joaquim António de Aguiar – Rua Marquês da Fronteira – Av. António Augusto de Aguiar – Av. Fontes Pereira de Melo – Praça Marquês Pombal (rotunda interna) – Av. Liberdade (vias centrais) – Praça dos Restauradores – Praça D. Pedro IV (Rossio) – Rua da Betesga - Rua da Prata - Rua da Alfandega - Campo das Cebolas - Av. Infante D. Henrique - Praça do Comércio - Av. Ribeira das Naus - Largo do Corpo Santo - Rua do Arsenal - Praça do Município - Largo de S. Julião - Rua Nova do Almada - Rua do Carmo – Rua 1º de Dezembro - (Rossio).

O programa da JMJ coloca no Parque Eduardo VII a missa de abertura, presidida pelo cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, no dia 1.

A 3 e 4 de agosto, as celebrações contam já com o Papa Francisco e são elas a cerimónia de acolhimento (dia 3, 17:45) e a via sacra (dia 4, 18:00).

Constrangimentos no Parque Tejo afetam IC2

A 5 e 6 de agosto, são vários os constrangimentos de trânsito previstos para a zona do Parque das Nações e arredores. No chamado Parque Tejo, onde se encontra o palco principal da JMJ, não é possível circular de carro na estrada junto ao recinto. Aqui inclui-se o IC2.

Também aqui foram delimitadas as zonas amarela e verde. A primeira prevê as mesmas exceções à proibição de circulação que foram aplicadas ao Parque Eduardo VII (essencialmente residentes, e trabalhadores de áreas específicas e transportes públicos). A segunda abrange ainda o aeroporto de Lisboa e também aqui poderão ocorrer “portes pontuais” das vias.

No Parque Tejo tem lugar, no dia 6, a Santa Missa para o Dia Mundial da Juventude, pelas 09:00. No dia anterior, Francisco estará em Fátima e não está prevista nenhuma cerimónia no recinto.

Encontro com voluntários altera trânsito em Algés

Na zona envolvente do Passeio Marítimo de Algés, onde no dia 6 o Papa Francisco se encontra com os voluntários da JMJ, foram criadas uma zona amarela, “fortemente condicionada”, e uma verde, com algumas limitações.

A zona amarela é delimitada pelas avenidas de Brasília e Dr. Alfredo Magalhães Ramalho e a Doca de Pedrouços. A zona verde fica localizada entre a avenida da Índia (EN6) e a rua Damião de Góis.

Este encontro acontece a partir das 16:30 e é o último momento do Papa Francisco com os jovens antes da cerimónia de despedida, pouco mais de uma hora depois, na Base Aérea de Figo Maduro.