Mais de 100 jovens subiram esta noite a Montanha do Pico, nos Açores, para assistir a uma missa. Uma iniciativa que surge no âmbito da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). O repórter Rui Caria está a acompanhar o grupo de jovens que fez o percurso durante a noite e faz o relato da viagem, no momento do nascimento do sol.
O bispo de Angra do Heroísmo, D. Armando Esteves Domingues, que vai presidir a vigília de oração e Missa de envio, chegou à Montanha do Pico na segunda-feira, acompanhado por um grupo de 20 jovens que pernoitou no local
Um segundo grupo com mais de 100 jovens de seis ilhas iniciou a subida à meia-noite, acompanhado por vários sacerdotes, numa viagem que “durou cerca de cinco horas, foi violenta, com neblinas e muito vento”, como relata Rui Caria.
Esta iniciativa pretende ser numa chamada de atenção para a importância da ecologia integral proposta pelo Papa Francisco, na encíclica 'Laudato Si', publicada em 2015.
Esta terça-feira, após a Missa de envio, na manhã de terça-feira, o grupo assina um pacto inspirado nas encíclicas 'Laudato Si' e 'Fratelli Tutti', do Papa Francisco, no qual os jovens se "comprometem com o cuidado da Casa Comum, de forma a que possa ser a casa de todos".
De acordo com o repórter Rui Caria, cerca de mil jovens dos Açores vão deslocar-se a Lisboa para participar na JMJ.