Jornada Mundial da Juventude

Milhares de peregrinos no primeiro convívio antes da missa de abertura

Se não foram todos, quase todos os caminhos foram dar ao Passeio Marítimo de Algés. A Jornada Mundial da Juventude conta esta terça-feira, primeiro dia do evento, com 354 mil peregrinos inscritos.

Loading...

Na manhã desta terça-feira, milhares de peregrinos caminharam até ao Passeio Marítimo de Algés, onde vão ficar até à hora da missa de abertura da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no parque Eduardo Sétimo. O trajeto foi de alegria e emoção.

Foi o primeiro momento de convívio desta JMJ.

“É espetacular. Estamos muito felizes de estarmos juntos. É muito bom estar neste gurpo e visitar Lisboa”, exclama uma peregrina francesa.

A França conta com mais de 40 mil jovens no evento. Todos juntos e felizes para um encontro global, monitorizado pela polícia que marcou o compasso das travessias.

O trajeto foi sonorizado com canções entoadas pelos grupos e por vezes ampliadas ao megafone.

Os jovens saúdam quem passa porque o espirito é mesmo o de conhecer pessoas e culturas novas.

354 mil inscritos no primeiro dia

A Jornada Mundial da Juventude conta esta terça-feira, primeiro dia do evento, com 354 mil peregrinos inscritos de todos os países, exceto das Maldivas, e, destes, 77.224 são espanhóis, 59.469 são italianos e 43.742 são portugueses, revelou a organização.

Em conferência de imprensa, o diretor de logística do Comité Organizador Local, Jorge Messias adiantou que o número de peregrinos inscritos pode alterar-se, uma vez que as inscrições só terminam no domingo, último dia da JMJ Lisboa 2023.

“Uma iniciativa singular”, diz o Papa. “Um momento único”, classificou o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.