Papa despede-se de Lisboa e regressa a Roma
TIAGO PETINGA / POOL

Terminado

Jornada Mundial da Juventude

Papa despede-se de Lisboa e regressa a Roma

O Papa despediu-se de Lisboa. Durante a manhã, presidiu à missa de envio, no Parque Tejo, onde anunciou o destino da próxima JMJ: Seul, na Coreia do Sul, em 2027. À tarde encontrou-se com voluntários em Algés e chegou a Roma às 20:40.

Todo o direto

Termina aqui o liveblog

Obrigado por nos ter acompanhado.

Papa Francisco diz que JMJ de Lisboa foi a "mais bem preparada" do pontificado

Na viagem de regresso a Roma, o Sumo Pontífice expressou profunda gratidão ao Presidente da República e ao povo português. O líder da Igreja Católica falou ainda sobre os casos de abusos sexuais em Portugal.

Francisco já está em Roma

O Papa Francisco já chegou a Roma, em Itália, após deixar Portugal num avião da TAP no sexto e último dia da Jornada Mundial da Juventude.

O Sumo Pontífice saiu de Lisboa às 18:15, depois de ser recebido por António Costa e Marcelo Rebelo de Sousa na Base Aérea de Figo Maduro.

O avião da TAP que transportou o Papa desde a capital portuguesa aterrou no aeroporto de Fiumicino cerca das 21:40 (20:40 em Portugal continental).

Seis frases do Papa que marcaram o último dia da JMJ

Confira as melhores frases proferidas este domingo pelo Papa Francisco, num dia cheio que marcou o fim da sua visita a Lisboa para a Jornada Mundial da Juventude.

Polémicas sobre JMJ "foram absurdas", afirma António Costa

Loading...

Primeiro-ministro afirma que Portugal está orgulhoso com a organização da Jornada Mundial da Juventude e comparou as polémicas associadas ao evento às da Expo98 e do Euro2004.

"A Igreja não é uma alfândega": Américo Aguiar em entrevista à SIC

Papa despede-se de Lisboa e regressa a Roma

Daniel Pascoal

O bispo Américo Aguiar, presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, falou à SIC este domingo, no fim do sexto e último dia do evento.

O futuro cardeal reforçou a mensagem do Papa Francisco - de que a Igreja Católica é de “todos, todos, todos” - mas afastou o tema das contas da JMJ, garantindo que, no momento certo, tudo será explicado “até aos cêntimos”.

“Nós vamos conversar dentro de alguns dias. Tenho compromisso com os portugueses, que vão saber das contas até aos cêntimos”, disse Américo Águiar, garantindo transparência total.

O bispo auxiliar de Lisboa agradeceu “a todos os portugueses” e aos peregrinos de outros países que “fizeram um grande sacrifício para estarem cá”.

"A Igreja não é uma alfândega"

Com um discurso semelhante ao do Papa Francisco, Américo Aguiar pregou a união e a abertura da Igreja Católica.

“A Igreja não é uma alfândega, um balcão da judiciária ou um tribunal. A Igreja é para acolher a todos, não fazer juízo sobre ninguém”.

Voo deve durar cerca de três horas

Avião que transporta o Papa Francisco descolou da base aérea de Figo Maduro às 18:22.

Os caças da Força Aérea que vão acompanhar o Papa

Papa já está em Figo Maduro para ir embora

Está a chegar ao fim a visita do Papa Francisco a Portugal. Depois de um emocionante encontro com os voluntários em Algés, o Sumo Pontífice segiu para a Base Aérea de Figo Maduro.

António Costa e Marcelo Rebelo de Sousa receberam o Papa no local.

"Sejam surfistas do amor": O discurso de Francisco

Papa despede-se de Lisboa e regressa a Roma

Daniel Pascoal

Papa despede-se de Lisboa e regressa a Roma
VATICAN MEDIA

“Obrigado”. Foi a palavra que o Papa mais vezes repetiu no palco do Passeio Marítimo de Algés, num dos últimos grandes momentos da JMJ.

Francisco agradeceu a todos que participaram no evento, que “tornaram esses dias inesquecíveis”.

"Lutastes durante vários meses, de forma escondida, sem barulho e sem protagonismos, para que todos pudéssemos encontrar-nos aqui", disse o líder da Igreja Católica.

O Papa pediu que os voluntários “sejam surfistas do amor” e que continuem a “cavalgar as ondas da caridade”.

“Quem ama não fica de braços cruzados”, frisou Francisco.

Veja o discurso completo aqui.