Jogos Olímpicos

Tóquio 2020. Novo campeão olímpico de karaté tem ascendência portuguesa

Modalidade em estreia nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020.

Tóquio 2020. Novo campeão olímpico de karaté tem ascendência portuguesa
Annegret Hilse

A espanhola Sandra Sánchez, em kata, e o francês Steven da Costa, em -67 kg, são os primeiros campeões olímpicos da história do karaté, modalidade inscrita no programa dos Jogos de Tóquio2020, mas que não figurará em Paris2024.

Em kata, um conjunto de movimentos de ataque e defesa diante de um oponente virtual, com os karatecas e a serem avaliados pelo desempenho técnico e atlético, Sánchez obteve 28.06 pontos, à frente da japonesa Kiyou Shimizu, com 27.88.

Carl Recine

As medalhas de bronze foram para a italiana Viviana Bottaro e para Mo Sheung Grace Lau, de Hong Kong.

Em masculinos, Steven da Costa, o melhor karateca francês da atualidade, descendente de portugueses da região de Miranda do Douro e treinado pelo pai Michel da Costa, é o primeiro campeão olímpico da modalidade, em -67 kg.

Na final, Da Costa bateu o turco Eray Samdan por 5-0, num combate em que pontuou para waza-ari e depois para ippon. Na mesma categoria, o cazaque Darkhan Assadilov e o jordano Abdelrahman Al-Masalfa foram medalhas de bronze.

Annegret Hilse

Em Tóquio, o Karaté tem a competição de kata, e três categorias de peso, -67 kg, -75 kg, +75 kg em masculinos, e -55 kg, -61 kg e +61 kg em femininos.

A SIC EM TÓQUIO

CONSULTE AQUI O MEDALHEIRO OLÍMPICO