Zheng Haohao tem apenas 11 anos e prepara-se para fazer história nos Jogos Olímpicos em Paris. Com o seu skate e a ambição de conquistar uma medalha, a jovem chinesa pode tornar-se a mais jovem campeã olímpica de sempre.
Haohao começou a andar de skate há quatro anos e é a mais jovem participante dos jogos olímpicos desde 1992, quando o remador espanhol, Carlos Front, de 8 anos, se tornou o mais jovem desde 1900.
Nascida no sul da China, em Huizhou, província de Guangdong, Zheng Haohao tem dado nas vistas e o seu talento não tem passado indiferente.
Nos Jogos Nacionais da China ficou em 13.º lugar, entre 60 candidatos, e em maio, na qualificação para Paris, ficou em 20.º lugar entre 44 participantes.
Agora, em Paris, a atleta pode vir a tornar-se a mais jovem campeã olímpica de sempre, retirando o título à norte-americana Marjorie Gestring, que conquistou o ouro no salto de trampolim, com 13 anos, nos Jogos Olímpicos de Berlim, em 1936.
Numa entrevista recente, Haohao assumiu que a sua vantagem em comparação à concorrência é ter técnicas mais compactas.
Quanto aos seus pontos fracos, a jovem atleta garantiu que a sua maior fraqueza são os "braços e pernas finos" que "a impedem de atingir velocidades mais rápidas".
Os Jogos Olímpicos Paris 2024 disputam-se de 26 de julho a 11 de agosto. A jovem chinesa celebra o 12º aniversário no dia da cerimónia de encerramento.