O Presidente Marcelo informa, num nota publciada esta segunda-feira no site da Presidência, que vai marcar presença na Cerimónia de Abertura dos Jogos Olímpicos.
“A convite do Presidente da República Francesa e do Presidente do Comité Olímpico Internacional, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa deslocar-se-á a Paris, entre 25 e 27 de julho, para participar na Cerimónia de Abertura dos Jogos Olímpicos e apoiar todos os atletas e responsáveis da Missão Olímpica de Portugal”, refere a nota.
Os Jogos Olímpicos de 2024 arrancam na próxima sexta-feira, 26 de julho, com a participação de cerca de 10.500 atletas de 206 países. Todos competirão pela glória e pela honra em 32 desportos e 324 provas medalhadas.
A tradicional cerimónia de abertura vai ser realizada pela primeira vez fora de um estádio. O local escolhido foi o rio Sena.
A grande maioria dos Jogos Olímpicos vão ocorrer na região central de Paris, entre a Torre Eiffel e a Ponte Alexandre III, onde vão acontecer provas de voleibol de praia, judo, luta livre, basquetebol, skate e taekwondo.
Os lugares que receberão competições no 7º, 8º e 15º émes são: Eiffel Tower Stadium, Champs de Mars Arena, Grand Palais, Invalides, Pont Alexandre III, Pont d’lena e La Concorde Venue.
A região oeste de Paris contará com outras modalidades no Roland-Garros Stadium e na South Paris Arena, onde vão decorrer competições de ténis, boxe, voleibol, ténis de mesa, handebol e levantamento de peso.
Haverá ainda outros sítios distribuídos por Paris que vão receber competições. A Bercy Arena, no 12º éme, vai receber provas de ginástica artística, ginástica de trampolim e a final de basquete, e a Porte de La Chapelle Arena, no 19º éme, vai receber o badmínton e a ginástica rítmica.
Consulte aqui todo o calendário e todos os locais onde se realizam os Jogos Olímpicos 2024.