Jogos Olímpicos

Judoca João Fernando eliminado dos Jogos Olímpicos

João Fernando, que participou pela primeira vez nos Jogos Olímpicos, foi eliminado pelo canadiano François Gauthier Drapeau, 5.º mundial.

Judoca João Fernando eliminado dos Jogos Olímpicos
CAROLINE BLUMBERG/Lusa

O judoca português João Fernando foi, esta terça-feira, eliminado dos Jogos Olímpicos 2024. Caiu na primeira ronda dos -81kg ao ser batido já no golden score.

João Fernando, 24.º no ranking mundial, defrontou o canadiano François Gauthier Drapeau, 5.º. Foi eliminado na primeira ronda dos -81kg.

No combate no tatami 1 da Arena Champ-de-Mars, a contar para os 16 avos de final, o português acabou por ceder já no golden score, prolongamento após os quatro minutos iniciais, ao sofrer um terceiro castigo (shido), com os juízes a considerarem uma pega irregular.

Aos jornalistas portugueses em Paris, admitiu que acreditava “muito” na vitória.

“Só posso garantir que dei tudo”, referiu, acrescentando que o adversário estava “ao seu alcance".

O atleta participou pela primeira vez nos Jogos Olímpicos.

Apurado via quota continental, João Fernando tinha uma missão muito difícil, com um sorteio que o deixou no caminho do quinto classificado do ranking mundial, multi-medalhado em Grand Slams e na competição continental Pan-americana

Ainda no judo, também a portuguesa Bárbara Timo foi eliminada na primeira ronda dos -63 kg, ao perder contra a sul-coreana Jisu Kim. Perdeu por ippon, a sete segundos do final, depois de ser imobilizada (osaekomi) pela sul-coreana Kim Jisu, 16.ª do ranking mundial.

Após a derrota, a portuguesa confessou, a chorar, estar muito triste porque “trabalhou muito” para chegar aos Jogos Olímpicos. Apesar disso, a atleta sente que está “na melhor forma": “rápida, forte e confiante”.