Jogos Olímpicos

"Motivo de muito orgulho e de muita honra": Iúri Leitão e Rui Oliveira superaram os "ídolos de infância"

Em entrevista à SIC, a dupla de ciclistas fala da conquista do ouro nos Jogos Olímpicos de Paris.

Loading...

Iúri Leitão e Rui Oliveira conquistaram este sábado a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos, um resultado histórico para Portugal no ciclismo de pista. Em entrevista à SIC, a dupla de ciclistas ainda não consegue acreditar que conseguiu superar os heróis da infância.

“Correr para um diploma já seria excelente mas, no final de contas, ganhar uma medalha de ouro, subir ao pódio para ouvir o hino em frente a toda a família e amigos, sabendo que estão os portugueses lá em casa a ver é sim é uma sensação que não dá para explicar, parece que que é um sonho”, conta Rui Oliveira.

Depois de já ter conseguido a prata dois dias antes, Iúri Leitão tornou-se no primeiro português a conseguir duas medalhas nos mesmos Jogos Olímpicos.

“Trabalhamos a vida inteira para ter sequer a oportunidade de estar nos Jogos Olímpicos. Poder sermos reconhecidos pelos portugueses pelo nosso trabalho e conseguimos um feito destes é em incrível para nós e ter esse reconhecimento do nosso povo é espetacular”, destaca Iúri Leitão.

Até agora, Portugal só tinha conseguido ganhar medalhas de ouro em modalidades do atletismo, Carlos Lopes e Rosa Mota na maratona, Fernanda Ribeiro nos10 mil metros, Nelson Évora e Pedro Pichardo no triplo salto. Para Iúri Leitão, superar esta marca é um privilégio.

“Vemos os nossos ídolos de infância, que sempre vemos nos Jogos Olímpicos, e eu acabei por superá-los de alguma forma. É um motivo de muito orgulho e de muita honra”.

Visite o Especial Jogos Olímpicos

Paris 2024:

Portugal nos Jogos Olímpicos:

História dos Jogos Olímpicos:

Quizzes: