Jornada Mundial da Juventude

Selo comemorativo da Jornada Mundial da Juventude gera polémica nas redes sociais

Críticas associam ilustração, da autoria do artista italiano Stefano Morri, a imagens da Propaganda Nacional, durante o Estado Novo. O selo tem o valor de 3,10 euros e foram produzidas 45 mil unidades.

Selo comemorativo da Jornada Mundial da Juventude
Loading...

O selo e o carimbo comemorativos da Jornada Mundial da Juventude começam a ser emitidos esta terça-feira pelo Vaticano, com alguma polémica à mistura nas redes sociais.

A ilustração é da autoria de Stefano Morri, um artista italiano que tem feito vários trabalhos para o Vaticano, principalmente selos de correios.

A ilustração remete para alguns dos símbolos nacionais. Na imagem, inspirada no Padrão dos Descobrimentos, está o Papa Francisco no lugar do Infante D. Henrique. Em vez de navegadores, está um grupo de crianças e jovens, com uma mochila e a bandeira portuguesa.

O site de notícias do Vaticano, Vatican News, explica que, na representação, Francisco, como se estivesse na proa de um barco, guia os jovens e a Igreja para o futuro.

A imagem tem gerado indignação nas redes sociais, com alguns utilizadores a associarem os traços desta ilustração a publicações da Propaganda Nacional, durante o Estado Novo.

Polémicas à parte, o selo tem o valor de 3,10 euros e foram produzidas 45 mil unidades.

A Jornada Mundial da Juventude decorre em Lisboa, de 1 a 6 de agosto. Até agora, já estão inscritos mais de 500 mil jovens