Jornada Mundial da Juventude

Papa tranquiliza o mundo: "O médico disse-me que posso ir ter convosco" a Lisboa

A 40 dias do arranque da Jornada Mundial da Juventude, o Papa Francisco agradece aos trabalhadores e deixa um desafio aos jovens de todo o mundo, garantindo que está apto para a viagem até Lisboa.

Papa tranquiliza o mundo: "O médico disse-me que posso ir ter convosco" a Lisboa
YARA NARDI

Portugal, mais concretamente Lisboa, está já em contagem decrescente para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Quem também está atento ao avanço dos trabalhos de preparação é o próprio Papa Francisco. Em dois novos vídeos, partilhados esta quinta-feira, o Sumo Pontífice deixa uma garantia, um agradecimento e faz um desafio.

A 40 dias do arranque da JMJ, Francisco assegura que está “preparado e com tudo à mão” para rumar a Lisboa e aproveita para agradece aos trabalhadores anónimos que “sustentam a JMJ”.

O Papa aproveita também para lançar um desafio aos “jovens de todo o mundo” para marcarem presença em Lisboa, afirmando que o encontro “é um ponto de atração para todos”.

“Alguns pensam que por causa da doença não posso ir. Mas, o médico disse-me que podia ir para estar convosco”, garante o Papa Francisco, mostrando uma mochila da JMJ que será o kit do peregrino que venha ao encontro em Lisboa e que em breve será divulgado.

Num segundo vídeo, o foco de Francisco são os trabalhadores das forças de segurança, saúde, alimentação e limpeza envolvidos, a quem o Papa agradece “a generosidade e o trabalho” de tantos que “possibilitam toda a infraestrutura” e “sustentam a JMJ”, “queimando horas e horas de trabalho”, mas que “não aparecem como protagonistas”.

“Obrigada, obrigada, obrigada”, diz o Papa Francisco.