Operação Lava Jato

Defesa garante que Michel Temer não cometeu crime de corrupção

O advogado António Cláudio Mariz, responsável pela defesa do Presidente do Brasil, declarou que Michel Temer não cometeu o crime de corrupção do qual foi acusado na segunda-feira à noite.

Defesa garante que Michel Temer não cometeu crime de corrupção
Ueslei Marcelino

"Comecei a ler a denúncia agora. Mas posso adiantar que o Presidente não cometeu o crime de corrupção que lhe foi imputado. Sobre os aspectos jurídicos da denúncia, só poderei pronunciar-me depois", afirmou o advogado, na segunda-feira à noite, em declarações à Agência Brasil.

Mariz falava algumas horas depois de o Procurador-geral brasileiro, Rodrigo Janot, ter acusado Michel Temer e o ex-deputado Rodrigo Rocha Loures de corrupção passiva.

O Governo brasileiro não reagiu ainda à decisão do Procurador-geral. Há mais de dois anos que o Brasil está mergulhado numa crise política agravada pelas contínuas suspeitas de corrupção que envolvem vários políticos.

Pagamentos ilegais por parte de empresas como a JBS, citada na denúncia contra o Presidente Michel Temer, e outros escândalos relacionados com a empreiteira Odebrecht e a petrolífera Petrobras levaram ao afastamento de dezenas de políticos, como o ex-presidente do Congresso (parlamento) Eduardo Cunha e o candidato presidencial derrotado Aécio Neves (direita).

A 18 de maio passado, os escândalos de corrupção atingiram diretamente o Presidente Michel Temer, que se tornou alvo de um inquérito baseado em gravações e denúncias feitas por empresários da empresa JBS. Apesar das denúncias, o chefe de Estado brasileiro recusou demitir-se, afirmou estar inocente, e acusou a Justiça brasileira de perseguição política.

Lusa