Legionella

Resultados dos estudos epidemiológicos ao surto de legionella revelados esta tarde

A apresentação dos resultados dos estudos epidemiológicos efectuados ao surto de legionella em Vila Franca de Xira está marcada para hoje as 17:00. Os ministros da Saúde e do Ambiente vão estar presentes. 

A doença do legionário, provocada pela bactéria 'Legionella pneumophila', contrai-se por inalação de gotículas de vapor de água contaminada (aerossóis) de dimensões tão pequenas que transportam a bactéria para os pulmões, depositando-a nos alvéolos pulmonares. (Arquivo)
PAULO NOVAIS / Lusa
A análise de risco e os primeiros indícios, sujeitos a confirmação em laboratório, apontaram para as torres de refrigeração da ADP Fertilizantes, embora as torres de três unidades industriais - ADP, Solvay e Central de Cervejas - tenham sido preventivamente encerradas. 

O mapa de incidência do surto apresentado pela Direção Geral de Saúde, revela de forma bem visível a concentração de casos a sul da fábrica ADP Fertilizantes e da Central de Cervejas, mas a norte da Solvay.

A suspeita é de que a legionella tenha sido disseminada para a atmosfera a partir de torres de refrigeração de águas de processo da ADP Fertilizantes.

O número de infetados do surto de legionella continua a diminuir. Há sete mortos confirmados, um caso mortal ainda em investigação e 311 pessoas infectadas.