Legionella

Doentes que estiveram na CUF Descobertas devem estar atentos a sintomas de legionella

Depois de detetados quatro casos de legionella no hospital CUF Descobertas, em Lisboa, os responsáveis clínicos apelam àqueles que estiveram recentemente no hospital para que estejam atentos a sintomas como febre, tosse seca, dores no corpo, falta de ar, explicou Paulo Gomes, diretor clínico adjunto.

Loading...

A legionella é a bactéria responsável pela doença dos legionários, uma forma de pneumonia grave que se inicia habitualmente com tosse seca, febre, arrepios, dor de cabeça, dores musculares e dificuldade respiratória, podendo também surgir dor abdominal e diarreia.

A incubação da doença tem um período de cinco a seis dias depois da infeção, podendo ir até 10 dias.

A infeção pode ser contraída por via aérea (respiratória), através da inalação de gotículas de água ou por aspiração de água contaminada. Apesar de grave, a infeção tem tratamento efetivo.

Quatro doentes em situação estável

Os quatro casos de infeção por legionella no Hospital CUF Descobertas são mulheres, duas doentes e duas funcionárias e encontram-se em situação estável.

As autoridades de saúde estão já a aplicar as medidas para interromper a transmissão da bactéria e a administração da CUF Descobertas garante que já reforçou os procedimentos de controlo epidemiológico e de segurança.

O Instituto Ricardo Jorge já recolheu amostras de água para apurar a origem do problema. Aguarda-se agora o resultado das análises.