Legionella

Utentes de lar fazem higiene com água fria há vários dias após caso de legionella

Um caso de legionella foi detetado num utente do lar dos Inválidos do Comércio, em Lisboa. O homem ainda está internado no Hospital de Santa Maria com uma pneumonia e, por isso, há quase uma semana que os mais de 300 utentes da instituição fazem a higiene só com água fria e com recurso a máscaras cirúrgicas.

Loading...

A regra foi afixada há quase uma semana em várias zonas no lar dos Inválidos do Comércio: é obrigatório o uso de máscara para abrir as torneiras e delas não corre água quente.

A água quente foi cortada em toda a instituição na sexta-feira, na que foi uma das primeiras medidas adotadas depois de um utente, hospitalizado no Santa Maria, ter testado positivo para legionella. Não há ainda previsão de quando irá a situação regressar ao normal.

Como se transmite a legionella?

A legionella é transmitida pela inalação de gotículas de água quente. Este microrganismo é o responsável pela Doença dos Legionários, um tipo de pneumonia.

Os sintomas surgem normalmente cinco a seis dias após a aspiração das bactérias e vão da dor de cabeça à diarreia e vómitos. Os focos acabam por ser controlados, mas o processo pode demorar.