Legislativas 2019

Rui Rio e Assunção Cristas em debate

Tiago Miranda

É o terceiro debate para as legislativas. O confronto mais à direita: Rui Rio e Assunção Cristas frente a frente na SIC. O que os une e o que os pode distinguir.

CDS-PP vs. PSD na oposição

Assunção Cristas explica que o CDS tem feito o seu melhor para uma oposição firme à “governação das esquerdas” e garante que o país precisa de outro projeto político, garantindo que o CDS tem ambição para “se posicionar” e “contribuir o mais possível”.

Rui Rio explica que não havendo eleições “deve-se colaborar com outros partidos” e que a sua postura é de ser colaborante, não de estar contra.

Carga fiscal

“Há uma austeridade encapotada na maior carga fiscal de sempre” - Assunção Cristas.

A líder do CDS-PP afirma que os últimos quatro anos foram de oportunidades perdidas para dar ao país o impulso de que precisa para crescer. Cristas diz que “o problema de Portugal é que estamos sempre a cortar os sonhos às pessoas, a arrecadar o que é esforço do seu trabalho” e acredita que uma redução de impostos é prudente.

Já Rui Rio quer melhores empregos e melhores salários, que afirma não ter sido a estratégia deste Governo. O líder do PDS diz que o país tem neste momento a maior carga fiscal de sempre da história de Portugal.

Regresso às 40 horas laborais pode custar votos?

Rui Rio diz que “um dos males do país” é cada Governo fazer diferente, afirmando que é desejável que haja estabilidade.

Assunção Cristas considera que “não faz sentido” haver dois sistemas e horários diferentes entre o Público e o Privado. A líder do CDS diz que entre baixar impostos ou reverter as 35 horas para 40, prefere baixar impostos, porque abrange todos os trabalhadores.

Sim ou não à regionalização?

Rui Rio explica que em 1998 votou contra e gostava que houvesse um projeto para votar a favor.

Já Assunção Cristas recusa a ideia, garantindo que regionalização significa mais despesas para o Estado e mais cargos políticos, e “isso não ajuda o país”.

A pergunta a que Cristas não quis responder

Em causa o ruído criado pelo líder da Juventude Popular sobre o despacho da identidade de género nas escolas.

O que diz Rui Rio sobre a readmissão de António Capucho PSD

Líder do PSD acha injusta a forma como António Capucho foi expulso do partido e diz que não está de acordo com “muitas coisas” que fez. Ainda assim, afirma que se cortasse relações com tudo aquilo que discorda, “já não falava com ninguém”.

As diferenças entre as duas propostas de redução de impostos

Assunção Cristas e Rui Rio aproveitaram o debate desta quinta-feira para se demarcarem quanto às propostas de baixa de impostos.

E a crise dos professores?

Uma das questões que marcou o debate foi a forma como os dois partidos recuaram na contagem do tempo de serviço dos professores.

Os dois líderes mostraram posições distintas. Enquanto Assunção Cristas reconheceu que foi um erro porque não soube passar a mensagem, Rui Rio insiste que o PSD nunca se enganou.

A análise ao frente a frente entre Cristas e Rio

José Gomes Ferreira, da SIC, e Ângela Silva, do Expresso, na Edição da Noite.