O Sporting venceu esta quarta-feira no terreno do Athletic Bilbau, por 3-2, e garantiu a passagem direta ao 'oitavos' da Liga dos Campeões.
Depois da vitória 'arrancada a ferros' em Arouca, Rui Borges fez duas mexidas. Daniel Bragança e Ousmane Diomandé entraram para os lugares de Luís Guilherme, que não está inscrito na competição, e de Matheus Reis.
Numa deslocação difícil aos Países Bascos, os 'leões' sofreram um duro golpe nos minutos iniciais. Aos três minutos, depois de um erro na saída dos 'verdes e brancos', os espanhóis avançaram pela esquerda. Oihan Sancet aproveitou um toque menos feliz de Morten Hjulmand e, com um remate colocado, abriu o marcador no San Mamés.
Mas os campeões nacionais não desistiram e foram em busca de reverter o resultado. E, dez minutos depois, a igualdade foi reposta. Maxi Araújo cruzou a partir da esquerda e Ousmane Diomandé subiu mais alto do que toda a gente para bater Unai Simón.
Aos 28 minutos, as redes voltaram a abanar no San Mamés. Erro clamoroso de Matheus Reis, que 'parou' de jogar por considerar ter sofrido falta. Gorka Guruzeta rematou numa primeira fase ao poste. No entanto, foi ágil a reagir e, na recarga, rematou forte para o fundo das redes de Rui Silva.
No segundo tempos, os 'leões' voltaram a abanar as redes bascas. Aos 62 minutos, após uma tabela com Pote, Francisco Trincão surgiu na cara de Unai Simón e rematou colocado para o empate. Estava tudo em aberto em Bilbau.
Descontos valem bilhete direto
Aos 90+4, os 'verdes e brancos' conquistaram a vitória. Numa primeira fase, Luis Suárez surgiu isolado, mas permite a defesa de Simón. Logo depois, Alisson recuperou a bola perdida, fintou dois adversários e rematou colocado para o fundo das redes.
Com este triunfo, o Sporting assegurou um lugar entre os oito primeiros, que garante o apuramento direto para os 'oitavos' da 'Prova Milionária'.

