Liga Europa

Sporting com ambição reforçada na Liga Europa frente ao Viktoria Plzen

O Sporting recebe na quinta-feira os checos do Viktoria Plzen nos oitavos de final da Liga Europa de futebol, competição que ganhou importância reforçada depois de o título de campeão português ter ficado mais longe. Doumbia e Podence estão fora deste jogo e Bas Dost está em dúvida.

Sporting com ambição reforçada na Liga Europa frente ao Viktoria Plzen
MANUEL FERNANDO ARAUJO

Após perderem, por 2-1, em casa do FC Porto, os 'leões' ficaram a oito pontos do rival nortenho e assim praticamente afastados da luta pelo título, pelo que a Liga Europa e a Taça de Portugal são agora prioritárias.

Jorge Jesus tem como principais dúvidas as inclusões do goleador Bas Dost, que recupera de lesão na coxa direita, e cuja falta se tem notado no rendimento da equipa, bem como do lateral italiano Piccini, igualmente com problemas físicos. Baixas certas são as dos avançados Doumbia, magoado no Dragão, e do jovem Podence.

Apesar de ser, em teoria, o adversário mais acessível no sorteio de 23 de fevereiro, o Viktoria Plzen é o líder do campeonato da República Checa, gerindo, mesmo com um jogo a menos e só tendo vencido um dos últimos quatro, vantagem de nove pontos para o Slávia de Praga.

Apesar de desconhecido dos holofotes internacionais, o Viktoria Plzen tem dominado o futebol checo, com dois títulos no seu país nos últimos três anos. O Plzen atingiu esta fase da Liga Europa depois de ter vencido o grupo G, à frente de Steaua Bucareste, Lugano e Hapoel Beer Sheva, e após ter eliminado na última ronda o Partizan Belgrado, com um empate 1-1 na Sérvia e um triunfo caseiro por 2-0.

No seu primeiro jogo com a equipa checa, o Sporting terá que ter especial cuidado com o avançado Michal Krmencik, que é a principal figura da equipa. O jogador de 24 anos, que mede 1,90 metros, é melhor marcador do campeonato local, com 11 golos.

Lusa