Isabel dos Santos foi constituída arguida em Angola, acusada de má gestão e desvio de fundos da Sonangol.
O anúncio foi feito pelo Procurador-Geral da República de Angola, que esta quinta-feira se reúne com a homóloga portuguesa, Lucília Gago, em Lisboa.
Luanda Leaks: A investigação
A decisão surge na sequência de uma investigação levada a cabo pelo Consórcio Internacional de Jornalismo de Investigação, intitulada de Luanda Leaks, a maior investigação jornalística alguma vez feita aos negócios da empresária angolana Isabel dos Santos. Mais de 715 mil documentos foram analisados por 120 jornalistas dos maiores órgãos de comunicação social de todo o mundo começaram a ser divulgados.
O Expresso e a SIC associaram-se a este consórcio internacional e revelam como a filha do antigo Presidente de Angola fez chegar pelo menos 115 milhões de dólares dos cofres da Sonangol a uma sociedade do Dubai, controlada por pessoas próximas. Todas elas portuguesas.
Veja também:
- Isabel dos Santos já negoceia venda da participação de 42,5% que tem no BIC
- Costa rejeita que Isabel dos Santos tenha tido tratamento especial do Governo português
- "O que nos compete é colaborar totalmente com as autoridades angolanas"
- Luaty Beirão diz que Isabel dos Santos será julgada pela justiça que o pai deixou
- Procurador-geral de Angola a caminho de Lisboa para se reunir com a PGR portuguesa
- Eurodeputado alemão considera Luanda Leaks "escândalo chocante"
- Rafael Marques quer PGR a investigar estrangeiros que ajudaram Isabel dos Santos
- A insustentável leveza da vergonha