Luanda Leaks

Luanda Leaks: relações entre Portugal e Angola viveram várias polémicas

Luanda Leaks: relações entre Portugal e Angola viveram várias polémicas

Miguel Pinheiro

Editor de Imagem

Nas últimas décadas, as relações políticas e económicas entre Portugal e Angola oscilaram entre a cooperação e vários momentos de tensão.

Na semana em que rebentou o escândalo Luanda Leaks, A SIC recupera algumas das polémicas na relação entre os dois países.

A justiça foi por várias vezes um calcanhar de aquiles nas relações diplomáticas em vários momentos da história política luso-angolana.

Na economia, ao longo de vários governos PS e PSD/CDS, Angola sempre foi um dos principais parceiros de negócios.

LUANDA LEAKS: A INVESTIGAÇÃO

A Luanda Leaks, uma investigação do Consórcio Internacional de Jornalismo de Investigação, é a maior investigação jornalística alguma vez feita aos negócios da empresária angolana Isabel dos Santos. Mais de 715 mil documentos foram analisados por 120 jornalistas dos maiores órgãos de comunicação social de todo o mundo começaram a ser divulgados.

O Expresso e a SIC associaram-se a este consórcio internacional e revelam como a filha do antigo Presidente de Angola fez chegar pelo menos 115 milhões de dólares dos cofres da Sonangol a uma sociedade do Dubai, controlada por pessoas próximas. Todas elas portuguesas.

Veja também: