Mercado de transferências

Oficial: Rafa está de regresso ao Benfica

O Besiktas fez questão de pôr fim aos rumores das últimas semanas. O clube turco antecipou-se e anunciou que o jogador português assinou a título definitivo com as 'águias'.

Oficial: Rafa está de regresso ao Benfica
SL Benfica

Depois de várias semanas de especulação, estão desfeitas as dúvidas. Rafa está de regresso ao 'inferno da Luz' depois de uma aventura não muito bem-sucedida por Istambul, anunciaram, esta quinta-feira, as 'águias negras' no site oficial.

Numa nota não muito extensa, o Besiktas refere apenas que informou a Plataforma de Divulgação Pública da Turquia que chegou a acordo com o Benfica relativamente à transferência definitiva de Rafa Silva, não detalhando quaisquer pormenores sobre as quantias envolvidas na operação.

Pouco depois, o Benfica recorreu às redes sociais para oficializar o tão esperado regresso. Com um vídeo emotivo, as 'águias' desejaram as boas-vindas ao jogador português.

O ex-internacional português terminou contrato com os ‘encarnados’ no final da época 2023/2024, tendo assinado pelo emblema turco a custo zero.

Em época e meia na Turquia, Rafa marcou 23 golos fez 15 assistências em 65 encontros.

Em novembro, entrou em conflito com o emblema turco, assumindo a intenção de deixar a Turquia e não mais voltou a jogar, tendo, inclusivamente, faltado a treinos da equipa, alegando uma lesão nas costas.

Rafa trocou Braga por Lisboa em 2016

O jogador formado no Alverca chegou à Luz pela primeira vez na temporada 2016/2017 proveniente do SC Braga. Ao longo de sete épocas e meia foi-se impondo como um dos principais ativos do plantel ‘encarnado’.

Muitos golos e assistências, lances de levantar o estádio, três campeonatos, três Supertaças e duas Taças de Portugal depois, o experiente avançado prepara-se agora para iniciar o segundo capítulo no Benfica.

O internacional português Rafa é o sétimo jogador a regressar ao Benfica proveniente do estrangeiro neste século, num rol de futebolistas que teve mais sucesso desportivo na primeira passagem do que na segunda, com exceção de Nuno Gomes.

Desde o início do século houve apenas mais seis jogadores que retornaram ao clube da Luz após passagens pelo exterior, mas só Nuno Gomes conseguiu arrecadar mais troféus na segunda passagem do que na primeira, ao contrário de Hélder Cristóvão, o atual presidente Rui Costa, Gonçalo Guedes, Ángel Di María e Renato Sanches.

Com Lusa