O líder e outros membros do principal movimento republicano do Reino Unido foram detidos, ainda antes de começarem a distribuir cartazes que marcavam a contestação ao rei o material para a manifestação foi confiscado pelas autoridades.
No twitter, a policia de Londres confirmou que deteve quatro pessoas por suspeita de perturbação da ordem pública e trê por posse de objetos que poderiam constituir perigo.
Horas antes da coroação do rei, já os manifestantes reunidos em Trafalgar Square exigiam o fim da monarquia. A Human Rights Watch classifca como "incrivelmente perturbadoras" as detenções feitas pela polícia de Londres.
"As informações que dão conta da detenção de pessoas por protestarem, pacificamente, contra a coroação são incrivelmente perturbadoras. É algo que se poderia ver em Moscovo, não em Londres", disse a autoridade da organização ao Reino Unido, Yasmine Ahmed, em comunicado enviado à agência AFP.
A polícia apreendeu ainda "centenas de cartazes" com o slogan "Not my King" ("Não o meu rei"), disse à agência AFP um porta-voz do grupo "Republic".