Mundial de Futebol 2026

"Tristeza agora é uma oportunidade" para Portugal fechar apuramento, diz mister Roberto Martínez

Portugal joga este domingo com Arménia no Estádio do dragão. Uma vitória coloca a seleção nacional no campeonato do mundo de futebol, do próximo ano. Cristiano Ronaldo está castigado e falha o encontro decisivo. Na conferência de antevisão do encontro, Roberto Martinez pediu respeito pela ausência do capitão. Também Bruno Fernandes saiu em defesa do jogador.

Loading...

O selecionador Roberto Martínez afirmou que a tristeza da derrota com a Irlanda deve ser encarada como uma oportunidade para Portugal fechar no domingo, diante da Arménia, no Dragão, a qualificação para o Mundial2026 de futebol.

"Temos uma equipa com muita responsabilidade e autocrítica. Quando há uma derrota, podemos crescer ainda mais. Ficámos tristes, mas a tristeza agora é uma oportunidade: jogar em casa, com os nossos adeptos, respeitando o adversário, mostrando o nível que já demonstrámos e fechar o apuramento", disse, em conferência de imprensa.

Martínez garantiu que a equipa mantém uma dinâmica coletiva "muito estável" após quase três anos de trabalho e está preparada para o derradeiro e decisivo jogo de qualificação.

"Estamos todos juntos e unidos, com um ambiente ganhador, à espera de poder fechar aquilo pelo qual trabalhámos muito nos últimos três estágios", sublinhou, numa referência extensiva à presença do presidente da Federação na sala de imprensa.

Sobre o Estádio do Dragão, recordou que o recinto tem sido talismã para a seleção: "Historicamente tivemos grandes memórias. No meu tempo também houve momentos importantes. Sentimos uma força muito grande e a equipa adora jogar aqui".

A derrota na Irlanda adiou a qualificação de Portugal e tirou Cristiano Ronaldo, expulso pela primeira vez ao serviço da seleção, do decisivo jogo.

"Vi uma reação a uma provocação. Não é uma ação violenta, é uma reação e precisamos demonstrar isso. Começou no dia antes, na conferência de imprensa. Diria que seria muito injusto uma sanção longa", afirmou.

Questionado sobre o 'onze' inicial, disse que ainda não abordou o tema com os jogadores, mas admitiu que Gonçalo Ramos "está num momento muito bom" e é “importante para a seleção”

Sobre a Arménia, voltou a destacar a organização e a qualidade individual.

"Eu falei muito da Arménia antes, acho que o novo selecionador não teve muito tempo, mas é uma equipa inteligente, com uma linha de cinco, jogadores com capacidade criativa e avançados rápidos. Fez jogos muito bons, gostei muito e temos muito respeito", referiu.

Bruno Fernandes quer mais velocidade

"Acho que o jogo contra a Irlanda não correu da maneira que queríamos. Não fomos tão objetivos como desejávamos, especialmente porque enfrentámos um bloco baixo. Criámos poucas oportunidades, a nossa construção foi sempre muito baixa e lenta. Precisamos de acelerar mais, trocar a bola com mais rapidez, ser mais incisivos", disse Bruno Fernandes, em conferência de imprensa.

O médio português, ausente por castigo na Irlanda, relativizou as críticas dos adeptos no final do encontro e lamentou a ausência de Cristiano Ronaldo do decisivo jogo no Dragão.

"Quando perdemos, os erros sobressaem mais. O Cris [tiano] teve uma reação que o prejudicou, e ele próprio sabe que foi um erro. Uma falha que nos penaliza, porque perdemos alguém capaz de decidir. Porém, a solução é simples: Temos de ganhar. Portugal está habituado a vencer, e esse espírito não pode mudar", referiu.

O médio do Manchester United preferiu focar-se no que pode ser feito de diferente agora, na véspera do jogo diante da Arménia.

"Não basta lamentar. Temos de ser melhores na movimentação da bola, mais rápidos nas viradas de jogo. A ideia é atrair o adversário a um lado e ser rápidos na virada do jogo, criar espaços e, dentro da área, ter mais gente para gerar confusão, menos marcação individual", defendeu.

O que falta para o apuramento?

Portugal lidera o Grupo F da qualificação europeia com 10 pontos, mais dois do que a Hungria, segunda classificada, seguida da Irlanda, com sete, e da Arménia, com três, já sem qualquer possibilidade de apuramento.

Um empate, ou até uma derrota, poderá igualmente bastar, se húngaros e irlandeses empatarem no mesmo dia.

O Mundial2026 decorrerá nos Estados Unidos, México e Canadá, entre 11 de junho e 19 de julho, e terá, pela primeira vez, 48 seleções.

O Portugal-Arménia está marcado para as 14:00 de domingo, no Estádio do Dragão, no Porto, e será dirigido pelo bósnio Irfan Peljto.

Com LUSA