Mundial de Futebol 2026

Mundial 2026: bilhetes para jogos de Portugal já estão à venda, preço mais barato para a final custa 3.200 euros

Uma das principais organizações representativas de adeptos europeus acusa a FIFA de tentar "extorquir" os fãs do desporto-rei.

Mundial 2026: bilhetes para jogos de Portugal já estão à venda, preço mais barato para a final custa 3.200 euros
NurPhoto

Assistir ao vivo à final do Campeonato do Mundo de futebol é um sonho para qualquer adepto do desporto-rei. E continuará a não passar disso para a esmagadora maioria.

Os bilhetes mais baratos (destinados a grupos organizados de adeptos) para a final, agendada para 19 de julho no MetLife Stadium, custam, segundo a BBC Sport, 3.119 libras (cerca de 3.560 euros), um valor que está a indignar associações de adeptos por toda a Europa.

A Football Supporters Europe (FSE), uma das principais organizações representativas de adeptos no velho continente, afirma estar “atónita” com a estratégia de preços da FIFA, que classifica de “extorsiva”.

Os valores, que têm vindo a ser conhecidos à medida que a entidade que regula o futebol mundial comunica às federações nacionais o número de bilhetes disponíveis para cada país, representam um salto sem precedentes, não só na final, mas em todas as fases da competição.

De acordo com a BBC, os bilhetes destinados a grupos organizados de adeptos para o jogo do título custam entre 3.568 e 5.780 euros, quase sete vezes mais face aos ingressos para a final do Mundial 2022, cujos preços oscilaram entre os 500 e os 1.350 euros.

MetLife Stadium, palco da final do Mundial 2026, tem capacidade para cerca de 82 mil espectadores.
David Ramos

No caso do público em geral, os custos são ligeiramente mais baixos, mas continuam a representar uma subida acentuada face ao último Mundial: 3250 euros (categoria 3), 4330 euros (categoria 2) e 6750 euros (categoria 1).

A FSE exige a suspensão imediata do processo de venda de bilhetes e acusa a FIFA de “trair a tradição do Mundial” e de desvalorizar o papel dos adeptos na competição.

"É uma violação monumental do espírito do torneio”, critica a organização, citada pela BBC.

Preços variáveis de acordo com a "atratividade"

Ao contrário do que aconteceu nos últimos torneios, a FIFA introduz neste Campeonato do Mundo um modelo - testado de forma pioneira no último Mundial de Clubes, que também decorreu nos EUA - de preços variáveis - divididos em três categorias, do primeiro ao terceiro anéis do estádio - consoante a “atratividade” do jogo.

No Qatar, os jogos desta fase tinham preços fixos: 78 euros (categoria 3), 188 euros (categoria 2) e 250 euros (categoria 1).

Bilhetes para os jogos de Portugal

No caso da Seleção Nacional, os jogos na fase de grupos terão bilhetes entre 225 e 595 euros, dependendo da categoria, anunciou hoje a Federação Portuguesa de Futebol.

"Os fãs que preencheram o registo de intenções no formulário Portugal+, após validação dos dados, poderão candidatar-se à aquisição de quatro bilhetes por jogo, não ultrapassando os 40 bilhetes, no total da competição. O código de acesso exclusivo permite aos adeptos Portugal+ acederem à venda de bilhetes alocados pela FIFA para os adeptos da seleção nacional, sem passarem pela fase de sorteio aleatório da FIFA na venda ao público em geral", esclarece a FPF.

O processo de venda de bilhetes para os jogos de Portugal iniciou-se na tarde desta quinta-feira..

Seleção portuguesa está inserida no grupo K, juntamente com Uzbequistão, Colômbia e o vencedor de um play-off intercontinental que envolve as seleções da Nova Caledónia, da Jamaica e do Congo
MANUEL FERNANDO ARAUJO

Os estádios do Mundial 2026, que se realizará nos Estados Unidos, México e Canadá, terão capacidades entre 45.000 lugares (em Toronto) e 94.000 (em Dallas).

Portugal irá realizar os dois primeiros jogos da fase de grupos em Houston (70.000 lugares) e o derradeiro, frente à Colômbia, em Miami (65.000).

O Hard Rock Stadium vai acolher o duelo entre Portugal e Colômbia no dia 27 de junho
Kevin C. Cox

Tal como em 2022, não existirão ingressos de categoria quatro para os adeptos através das federações nacionais. Este escalão, tradicionalmente o mais acessível, será reservado às vendas gerais - que também começaram hoje - e sujeito igualmente a preços variáveis, num número muitíssimo limitado

A FIFA mantém-se em silêncio sobre os pedidos de suspensão imediata da venda de bilhetes, assim como de revisão da política de preços.