Assistir ao vivo à final do Campeonato do Mundo de futebol é um sonho para qualquer adepto do desporto-rei. E continuará a não passar disso para a esmagadora maioria.
Os bilhetes mais baratos (destinados a grupos organizados de adeptos) para a final, agendada para 19 de julho no MetLife Stadium, custam, segundo a BBC Sport, 3.119 libras (cerca de 3.560 euros), um valor que está a indignar associações de adeptos por toda a Europa.
A Football Supporters Europe (FSE), uma das principais organizações representativas de adeptos no velho continente, afirma estar “atónita” com a estratégia de preços da FIFA, que classifica de “extorsiva”.
Os valores, que têm vindo a ser conhecidos à medida que a entidade que regula o futebol mundial comunica às federações nacionais o número de bilhetes disponíveis para cada país, representam um salto sem precedentes, não só na final, mas em todas as fases da competição.
De acordo com a BBC, os bilhetes destinados a grupos organizados de adeptos para o jogo do título custam entre 3.568 e 5.780 euros, quase sete vezes mais face aos ingressos para a final do Mundial 2022, cujos preços oscilaram entre os 500 e os 1.350 euros.
No caso do público em geral, os custos são ligeiramente mais baixos, mas continuam a representar uma subida acentuada face ao último Mundial: 3250 euros (categoria 3), 4330 euros (categoria 2) e 6750 euros (categoria 1).
A FSE exige a suspensão imediata do processo de venda de bilhetes e acusa a FIFA de “trair a tradição do Mundial” e de desvalorizar o papel dos adeptos na competição.
"É uma violação monumental do espírito do torneio”, critica a organização, citada pela BBC.
Preços variáveis de acordo com a "atratividade"
Ao contrário do que aconteceu nos últimos torneios, a FIFA introduz neste Campeonato do Mundo um modelo - testado de forma pioneira no último Mundial de Clubes, que também decorreu nos EUA - de preços variáveis - divididos em três categorias, do primeiro ao terceiro anéis do estádio - consoante a “atratividade” do jogo.
No Qatar, os jogos desta fase tinham preços fixos: 78 euros (categoria 3), 188 euros (categoria 2) e 250 euros (categoria 1).
Bilhetes para os jogos de Portugal
No caso da Seleção Nacional, os jogos na fase de grupos terão bilhetes entre 225 e 595 euros, dependendo da categoria, anunciou hoje a Federação Portuguesa de Futebol.
"Os fãs que preencheram o registo de intenções no formulário Portugal+, após validação dos dados, poderão candidatar-se à aquisição de quatro bilhetes por jogo, não ultrapassando os 40 bilhetes, no total da competição. O código de acesso exclusivo permite aos adeptos Portugal+ acederem à venda de bilhetes alocados pela FIFA para os adeptos da seleção nacional, sem passarem pela fase de sorteio aleatório da FIFA na venda ao público em geral", esclarece a FPF.
O processo de venda de bilhetes para os jogos de Portugal iniciou-se na tarde desta quinta-feira..
Os estádios do Mundial 2026, que se realizará nos Estados Unidos, México e Canadá, terão capacidades entre 45.000 lugares (em Toronto) e 94.000 (em Dallas).
Portugal irá realizar os dois primeiros jogos da fase de grupos em Houston (70.000 lugares) e o derradeiro, frente à Colômbia, em Miami (65.000).
Tal como em 2022, não existirão ingressos de categoria quatro para os adeptos através das federações nacionais. Este escalão, tradicionalmente o mais acessível, será reservado às vendas gerais - que também começaram hoje - e sujeito igualmente a preços variáveis, num número muitíssimo limitado
A FIFA mantém-se em silêncio sobre os pedidos de suspensão imediata da venda de bilhetes, assim como de revisão da política de preços.


