Mundial feminino

Beijo polémico: aperto de Sánchez não leva a demissão (por agora)

Presidente do governo espanhol reagiu com duras palavras ao beijo roubado por Luis Rubiales, presidente da Real Federação Espanhola de Futebol, a uma atleta. "É inaceitável", sublinhou.

Loading...

Numa posição cada vez mais fragilizada, Luis Rubiales parece evitar, por agora, apresentar a demissão do cargo de presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF). Esta terça-feira, Pedro Sánchez não poupou críticas a um comportamento que considera “inaceitável”, seguido por um pedido de desculpas que não foi nem “suficiente”, nem “adequado”.

Em causa está o beijo roubado à jogadora da seleção espanhola Jenni Hermoso, após a final do Campeonato do Mundo de futebol feminino, conquistado por Espanha frente a Inglaterra, no domingo.

Desde então, multiplicaram-se as reações de revolta e repúdio face ao gesto de Rubiales, amplificadas pelo (primeiro) pedido de desculpas.

O que tenho a dizer sobre o beijo à Jenni? Idiotas há em toda a parte. Quando duas pessoas têm uma demonstração de carinho sem importância, não podemos fazer caso a essas idiotices. Somos campeões e é com isso que fico”, afirmou.

Mais tarde, acabou por tentar retratar-se, defendendo que agiu sem qualquer “má intenção, nem má-fé”, num cenário em que se deixou levar pela “alegria extrema” do título acabado de conquistar.

Certo é que a atleta, ainda no balneário e durante um vídeo em direto nas redes sociais, acabou por assumir que não gostou “nada” da situação em que o presidente da RFEF a colocou, surpreendendo-a com o beijo. “Mas o que é que eu podia fazer?”, assumiu ainda.

Federação emitiu comunicado com palavras que não foram ditas pela jogadora

A polémica em torno do caso Rubiales continua a crescer em Espanha, com eco um pouco por toda a imprensa desportiva mundial.

O jornal desportivo Relevo avança, por exemplo, que as declarações de Jenni Hermoso difundidas pela RFEF no domingo, logo após o beijo em pleno relvado, não foram proferidas pela atleta, mas sim preparadas pelo departamento de comunicação da Federação, que se apressava a tentar controlar a polémica nos meios de comunicação social.

Na mensagem, supostamente de Hermoso, esta assumia o beijo como “um gesto natural de carinho e agradecimento”, salientando a “grande relação” entre os dois.

A jogadora não se tinha pronunciado sobre o caso e terá mesmo, já na viagem de regresso a Madrid, negado participar num vídeo ao lado de Luis Rubiales, em que ambos deveriam pedir desculpa pelo caso e explicar toda a situação, adianta o mesmo desportivo. Jenni Hermoso negou-se e manteve a posição inicial de apenas falar à imprensa do título conquistado.